Resumo de 3 Capítulos do Livro: Economia a Serviço do Homem

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Resumo de 3 Capítulos do Livro:
Economia a Serviço do Homem
G2
Liderança, Organização Empresarial e Valores

O capítulo do belo livro escrito pelo Doutor Padre Ari aborda a mudança de visão do passado, onde se existia o chefe, e a atual visão onde se extingue o chefe e surge o papel de um líder, sendo exposto com este tema, qualidades da figura do líder, princípios básicos da confiançaorganizacional e valores éticos da organização.
Anteriormente, no meio empresarial, existia dentro das organizações o chefe, que determinava tudo dentro da organização, agindo ás vezes até de forma rude para ter o que queria em prol da fábrica. Com a evolução das formas de trabalho, surgiu na empresa uma nova forma de comando que ajudava a aumentar o rendimento do funcionário e o bem estar daorganização, e para isso acontecer era necessário que o chefe se tornasse um líder, onde ele fosse principalmente mais humano [teoricamente evoluísse do lado X (autoritário) para o lado Y (democrático)], sendo cordial, compreensivo, buscando conhecer os colaboradores, motivando-os e respeitando-os como pessoas e tratando-os como verdadeiros colaboradores e não apenas funcionários.
A partir desta novaposição de líder, basta surgir o desenvolvimento da confiança no mesmo. E para isso, o autor expressa ideias de Alain Buluc, o qual valoriza 4 objetivos para se atingir a confiança, dos quais o primeiro é o conhecimento de si próprio, dos outros e do mundo que lhe cerca. O segundo é dar liberdade ao liderado de se expressar sem medo. O terceiro é a liberdade de ação do liderado e o quarto é aimplicação da ação do funcionário nele mesmo.
Já a ética da organização tem se mostrado como um fator até econômico, onde o Doutor Padre Ari expõe a ideia de que a sociedade tenderá a reconhecer e valorizar cada vez mais as empresas com orientações por valores éticos.

Paradoxos do Ser Humano: A Vida e a Morte

O capítulo busca esclarecer a morte e seus medos e incertezas, mostrando como seportar diante do binômio vida e morte e através de esclarecimentos faz com que o leitor reflita sobre a existencialidade do ser.
Doutor Padre Ari utiliza de citações de filósofos e escritores, os quais, destinaram tempo, estudo e vontade para entender e estender seus conhecimentos sobre os mistérios da morte. “(...) O ser humano é um ser para a morte” (Sartre, Jean Paul). E cita também oitoprincipais medos que cercam o ser humano diante da morte.
Temer a morte é algo natural e válido, afinal, o maior medo nem sempre é aquele que vemos, e sim o que não vemos. O medo da morte vem do desconhecido, de não saber o que teremos pela frente assim que passarmos do mundo atual para o mundo dos mortos. A palavra morte, por si só, nos faz desejar a vida, e sempre que pensamos nos entes queridos quepartiram ou ainda partirão, nos sentimos mais dispostos a viver e aproveitar cada momento com quem nos cerca. Os oito medos que surgem para as pessoas quando o assunto é o fim da vida podem ser definidos assim: O primeiro é a passagem do corpo e alma para apenas alma e a transformação em cadáver. Já o segundo é o medo do vazio. O terceiro medo seria a desolação da separação das pessoas próximas.O quarto seria o temor da solidão. O quinto viria a ser a desintegração orgânica. O sexto medo é o momento inquieto do processo de morrer. O sétimo é a hora incerta da morte e o último seria o temor do narcisismo ferido.
O homem deve se habituar a morte, afinal, a morte é a maior certeza diante de tudo que temos pela frente, sendo a conformação o melhor meio de lidar com a morte para não nosabalarmos demais quando ela vier a se fazer presente de verdade. Teologicamente, a morte é a vida em uma nova realidade a qual estaremos ao lado de Deus, podendo ter a verdadeira liberdade e plenitude existencial que é aspirado por todos que creem em um futuro próspero junto ao Pai.
A Cultura da Violência: Até Quando?

A partir de um e-mail de um leitor, Doutor Padre se inspirou a escrever este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capítulo 3 do livro Crash
  • Resumo Capítulo 3
  • Resumo Capitulo 3 Economia Brasileira
  • Introdução a economia
  • resumo capítulo livro Economia e Direito
  • Resumo primeiro capitulo Livro a Riqueza do Homem
  • Resumo do capitulo VI do Livro "As origens do homem Americano"
  • Resumo por capitulo do livro historia da riqueza do homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!