Resumo das teorias das decisões, negociações, equelíbrio organizacional, aceitação de autoridade, conflito entre objetivos organizacionais e individuais, e apreciação critíca da teoria comportamental.

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
Teoria Das Decisões

Decisão: é o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis, do curso de ação que a pessoa deverá seguir.

Toda a decisão envolve seis elementos: 1) Tomador de decisão; 2) Objetivos; 3) Preferências; 4) Estratégias; 5) Situação e 6) Resultado.

Decisão racional: ocorre quando na alternativa escolhida, os meios são apropriados para alcançar umdeterminado fim.

Etapas do Processo Decisorial:

1. Percepção da situação

2. Análise e definição do problema

3. Definição dos objetivos

4. Procura de alternativas de solução

5. Avaliação e comparação dessas alternativas

6. Escolha da alternativa mais adequada

7. Implementação da alternativa escolhida

Decorrências da Teoria das Decisões:

Racionalidade limitada: o tomador dedecisões conhece apenas parte das informações acerca da situação. Faz pressuposições. Toma decisões com base nos fatos que conhece. Imperfeição nas decisões: não existem decisões perfeitas: apenas umas são melhores que as outras quanto ao resultado que acarretam.

Relatividade nas decisões: toda a decisão é até certo ponto uma acomodação; jamais permite a realização completa ou perfeita dosobjetivos, representa a melhor solução encontrada naquela circunstância. A decisão nunca é ótima, apenas satisfatória.

Hierarquização das decisões: Os objetivos visados pelas ações das pessoas obedecem a uma hierarquia, na qual um nível qualquer é um fim em relação ao nível mais baixo e um meio em relação aos de ordem maior.

Racionalidade administrativa: o comportamento dos indivíduos nasorganizações é planejado e orientado no sentido de atingir objetivos previamente definidos. Este processo administrativo é um processo decisório, pois requer o estabelecimento de rotinas e cursos de ação. Influência organizacional: a organização retira dos participantes a capacidade de decidir independentemente sobre certos assuntos e a substitui por um processo decisório próprio e previamenteestabelecido. A organização decide pelo indivíduo acerca de: divisão de tarefas; padrões de desempenho; sistema de autoridade; canais de comunicação e treinamento e doutrinação.

Característica do Processo Decisório:

O tomador de decisões evita a incerteza e segue as regras padronizadas para as decisões;

Ele mantém as regras e as redefine somente quando sob pressão;

Quando o ambiente mudasubitamente e novos dados se apresentam para o processo decisório, a organização é lenta no ajustamento. Ela tenta utilizar o modelo atual de para lidar com condições modificadas.

Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional é o estudo do funcionamento e da dinâmica das organizações e como os grupos e os indivíduos se comportam dentro delas.

A organização é um sistema cooperativoracional (cooperativo = porque envolve a coordenação dos esforços das pessoas; racional = divisão de tarefas e hierarquia).

A organização tem expectativas em relação às pessoas e vice-versa. A organização espera alcançar seus objetivos através das ações das pessoas na realização de tarefas. As pessoas esperam alcançar seus objetivos pessoais e satisfazer suas necessidades através da organização.Estabelece-se, assim, uma interação entre a organização e as pessoas, a qual é chamada de processo de reciprocidade.

Teoria do Equilíbrio Organizacional

Conceitos básicos desta teoria:

Incentivos ou alicientes: são os "pagamentos" que a organização faz aos seus participantes (p. ex.: salários, benefícios, prêmios de produção, elogios, promoções, reconhecimento, etc.) Utilidade dosincentivos: cada incentivo possui determinado valor de utilidade que varia de um indivíduo para outro.

Contribuições: são os "pagamentos" que cada participante efetua a organização (p. ex.: trabalho, dedicação, esforço, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.).

Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço de cada indivíduo tem para a organização, a fim de que este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos entre objetivos organizacionais e individuais
  • Teoria comportamental e organizacional
  • OS CONFLITOS E SUA HISTÓRIA NAS TEORIAS ORGANIZACIONAIS
  • História do conflito nas teorias organizacionais
  • resumo teorias organizacionais
  • Teorias organizacionais resumo
  • Resumo Teoria do desenvolvimento Organizacional
  • Teoria comportamental da administra e desenvolvimento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!