Resumo das Escolas Literarias

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2013
Literatura
- Barroco
- Contexto Histórico: Reformas Religiosas, onde a Igreja Católica enfrentava as crises provocados pela Reforma Protestante, e vivia um momento de Contrarreforma e Unificação da Península Ibérica. Com isso, a sociedade se encontrava num dilema: como conciliar a vida religiosa e a vida material?
- Características: o homem procura agradar a Deus e ao mesmo tempo querdesfrutar dos prazeres da vida. Dualidade, conflito, angústia e desejo são aspectos que predominam no Barroco. Haviam fortes contrastes entre teocentrismo e antropocentrismo.
- Arte Barroca
Pintura: refletia a angústia espiritual, provocada pela tentativa de conciliar teocentrismo e antropocentrismo, os pintores barrocos procuram retratar, por meio do contraste entre claro e escuro, a luz e astrevas. Perfeição anatômica, nudez, sensualidade e mitologia. Principais pintores: Michelangelo Merisi Caravaggio (Itália) e Manuel da Costa Ataíde (Brasil)
Escultura: mescla o sagrado e profano. Principais escultores: Gian Lourenzo Bernini (Itália) e Aleijadinho (Brasil)
Música: fortes apelos à emoção (“o fantasma da ópera”, “as 4 estações”). Principais músicos: Vivaldi, Haendel e Bach.Literatura: Oposição: céu X terra; o espírito X carne; religiosidade X erotismo e sensualismo X misticismo.
- Barroco no Brasil (1601-1700)
Marco Inicial: Proposéia escrito por Bento Texeira (que tbm escreveu “os Lusíadas”)
Gregório de Matos: conhecido por não medir suas palavras para denunciar a hipocrisia, desonestidade e corrupção, passou a ser conhecido como “boca do inferno”. Sua obra é compostapor textos religiosos (dualismo), satíricos (atinge todas as camadas sociais) e líricos (prega o amor, platonismo, e “carpe diem”).

- Arcadismo
O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Contexto histórico : a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e asciências.
Características: Bucolismo (vida no campo), Carpe Diem. Vocabulário simples, ordem direta das palavras, pseudônimo pastoris, natureza como refúgio.
Arcadismo no Brasil
Marco Inicial: “Obras” de Claudio Manuel, em 1768.
Principais escritores: Tomás Antonio Gonzaga, Alvarenga Peixoto (que inspirado me Virgílio, criou o lema: Libertas quae sera tamen (liberdade ainda que tardia)), Basílio daGama, escreveu “o Uruguai”.


- Romantismo 
Contexto Histórico: Iluminismo (séc. das luzes, glorificava a razão e pregava li verdade, conhecimento e felicidade como objetivo do ser humano), Revolução Industrial (com o surgimento da indústria moderna fez nascer um sentimento nacionalista e anseio de liberdade econômica, sentimental e cultural, que provocou efeitos nesse movimento) e aRevolução Francesa (‘liberdade, igualdade, fraternidade”, que contribuiu para um ideal revolucionário).
Caracterização: Liberdade de criação (de expressão, queriam dizer o que sentiam da maneira que quisessem); supervalorização do amor (valor a sentimentos e emoções, e idealização do amor e da mulher amada); sentimentalismo (subjetivismo, estado depressivo, se isolava no mundo); idealização (mundoirreal, idealizado). Evasão (nacionalismo, religiosidade, saudade, natureza superexaltada, devaneio).
- Romantismo na Europa
1ª Geração – consolidação do liberalismo do país, luta pela permanência, traços clássicos, e passado histórico português. Almeida Garret (“Camões”, “Viagens da minha terra”) e Alexandre Herculano (“ a harpa crente”, “Eurico, o presbítero)
2º Geração – ultrarromantismo,marcada pelo exagero sentimental. Camilo Castelo Branco (“amor e perdição” escrita em 15 dias, conhecida como Romeu e Julieta português.)
3º Geração – transição do Romantismo para o Realismo deixando os traços da 2º geração, e identificando-se mais com a realidade.

- Realismo/Naturalismo
- Contexto Histórico: Expansão do capitalismo industrial que levou a divisão da sociedade (burguesia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo das Escolas Literarias
  • Resumo Escolas Literárias
  • Resumo as escolas literárias
  • Resumo Escolas Literarias
  • resumo das escolas literárias
  • Resumo de escolas literárias Brasileiras
  • As escolas literárias
  • Escolas Literárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!