RESUMO DAS ABORDAGENS DA EDUCA O F SICA

964 palavras 4 páginas
PREPARATÓRIO DA APEF-RIO
EDUCAÇÃO FÍSICA – MAGISTÉRIO

Conhecimento Específico

26/03/2011

ABORDAGENS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física Higienista (1888-1930)

As condições higiênicas da época eram muito precárias, os alunos eram obrigados a praticar educação física para serem mais saudáveis e serem melhores na aprendizagem.
Tinha um grande erro: a relação de causa e efeito entre Atividade Física e Saúde, visto que hoje em dia, as pesquisas mostram que para se fazer alguma atividade física é necessária ter condições mínimas de saúde. Com uma saúde debilitada, fraca, não será possível, através de atividades físicas, obterem uma boa saúde.

Educação Física Militarista (1931-1944)

Período dessa abordagem encontra-se entre as duas Grandes Guerras Mundiais. O objetivo da educação física dessa época era formar alunos em potenciais soldados, através de um adestramento físico e disciplina.
Essa época também influenciou os planos de aula de educação física de hoje, que trazem as atividades separadas em: Aquecimento, Atividade Principal e Volta a Calma. Esse tipo de plano de aula é, de acordo com o professor Gilbert, desnecessário para a educação física escolar, pois esse planejamento se faz necessário, sim, em atividades muito desgastantes, como a dos militares, por exemplo; é apenas de cunho fisiológico. Nessa época também foi adotado o método francês para as aulas de educação física, para treinamento físico. Mas com a notícia da França ter sido invadida na Guerra fez com que esse método fosse abolido das aulas de educação física no Brasil.

Educação Física Pedagogicista (1965-1984) – fim da 2ª Guerra

Nesse período, as aulas de educação física eram utilizadas para desenvolver nos alunos os direitos cívicos, morais e patrióticos. Houve também a substituição da ginástica, utilizada por muitos anos nas aulas de educação física, pelo esporte, mais lúdico e prazeroso.

Educação Física Competivista (1965-1984) – Regime Militar

Objetivo: formar atletas. Nessa

Relacionados