[RESUMO]Dança Sênior: um recurso na intervenção terapêutico-ocupacional junto a idosos hígidos

1110 palavras 5 páginas
Dança Sênior: um recurso na intervenção terapêutico-ocupacional junto a idosos hígidos
Janine Gomes Cassiano; Larissa da Silva Serelli; Simone Abrantes Candido; Aline Torquetti; Karina Fonseca

Na atualidade existem muitas pesquisas sendo produzidas na área da gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biopsicossociais), devido á expectativa de vida cada vez maior da população. Os assuntos das pesquisas em questão, geralmente são sobre como chegar á terceira idade com qualidade de vida, saúde e bem-estar, ou seja, ter um envelhecimento ativo. No processo de envelhecimento acontecem várias mudanças fisiológicas e alterações cognitivas, que podem impactar no comportamento funcional, social e emocional da pessoa. Mas, porém, cada um vai ter seu ritmo próprio no envelhecimento, que dependem de fatores genéticos, culturais, e de estilos de vida diferentes.
O idoso enfrenta crises de identidade, como os adolescentes, pois estão passando para uma nova fase da vida e tem que aprender a aceitar a si mesmo. Isso afeta a autoestima, pois não tem a mesma autonomia para realizar tarefas diárias, os relacionamentos e vínculos afetivos já não são mais os mesmos, perda de convívio social, e vários outros motivos. São importantes nessa fase da vida, ações para os idosos se encontrarem e terem novas ideias sobre o envelhecimento. Nessa fase, há uma maior disponibilidade de tempo, pois já estão aposentados e não tem mais as mesmas obrigações de antes. Então é muito importante o convívio social, o idoso participar de novas atividades para ocupar seu tempo livre e para o individuo não ficar isolado do mundo.
Com o aumento do número de idosos, torna-se imprescindível a criação de programas e ações de promoção de saúde voltadas para o idoso. A Dança sênior é uma estratégia que promove o bem-estar e a saúde de idosos. Atividades em grupo para idosos promovem a socialização, criação de vínculos, e desenvolvem conhecimentos sobre o envelhecimento.

Relacionados

  • Dan A Na Educa O F Sica O Que Ensinar E O Que Aprender
    843 palavras | 4 páginas
  • O ENSINO DA DANÇA E OS CUIDADOS COM O CORPO SENESCENTE
    27506 palavras | 111 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas