Resumo daens um grito de justi a

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2015
Faculdade Unisaber




ReseNHA do filme “Daens, Um grito de justiça”













































SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3
1 DADOS DO FILME 4
2 RESENHA DO FILME “DAENS, UM GRITO DE JUSTIÇA” 4
2.1 Capítulo I – RESENHA CRÍTICA DO FILME 4
2.2 Capítulo II – A SOCIOLOGIA E A DIVISÃO DO TRABALHO 5
2.3 Capítulo III – a industrialização no brasil 6
REFERÊNCIAS 6






INTRODUÇÃO

Aseguir será demonstrada resenha crítica do filme “Daens, um grito de justiça” que tem foco o trabalho dos operários numa fábrica têxtil no fim do século XIX, na cidade Belga de Aalst. Tambem será relacionado os fundamentos da sociologia e a divisão do trabalho, além da industrialização no Brasil.























1 DADOS DO FILME

Título Original: Daens
Título em Português: Daens – Um Grito deJustiça
Diretor: Stijn Coninx
Atores Principais: Jan Decleir, Gerard Desarthe, Antje de Boeck, Michael Pas, Julien Schoenaerts e Johan Leysen.
Produção: BEL / 1992
Gênero: Biografia / drama

2 ReseNHA do filme “Daens, Um grito de justiça”



2.1 Capítulo I – Resenha crítica do filme
O filme Daens, Um Grito de Justiça ocorre na cidade de Aalst, na Belgica, durante a revolução industrial nos fins doséculo XIX. O drama começa com a triste realidade de trabalhadores numa indústria têxtil de Aalst, onde homens, mulheres e crianças trabalhavam de forma degradante.
Os acidentes ocorriam principalmente com as crianças que não tinham a experiência ou agilidade de adulto para manusear máquinas grandes. Há uma cena em que morre uma criança e causa grande revolta, já que viviam numa época sem leispara proteger os trabalhadores.
Nesse trecho a seguir de Sergio Pinto Martins (2011, p.6) podemos ter uma ideia de quão degradante era o trabalho naquela época:
Com o surgimento da máquina a vapor, houve a instalação das indústrias onde existisse carvão, como ocorreu na Inglaterra. Bem retrata o trabalho abusivo a que eram submetidos os trabalhadores nas minas Émile Zola, em Germinal. O trabalhadorprestava serviços em condições insalubres, sujeito a incêndios, explosões, intoxicação por gases, inundações, desmoronamentos, prestando serviços por baixos salários e sujeito a várias horas de trabalho, além de oito.Ocorriam muitos acidentes do trabalho, além de várias doenças decorrentes dos gases , da poeira, do trabalho em local encharcado, principalmente a tuberculose, asma e apneumonia.Trabalhavam direta ou indiretamente nas minas praticamente toda a família, o pai, a mulher, os filhos, os filhos dos filhos etc. Eram feitos contratos verbais vitalícios ou então enquanto o trabalhador pudesse prestar serviços,implicando verdadeira servidão. Certos trabalhadores eram comprados e vendidos com seus filhos. Os trabalhadores ficavam sujeitos a multas. Que absorviam seu salário. Isto sóterminou por meio dos decretos parlamentares de 1774 e 1779, quando foram suprimidos essas questões nas minas escocesas.

Nessa época retratada pelo filme os trabalhadores eram a submetidos a condições desimanas e com jornadas de quinze horas por dia e sem as mínimas proteções dos operários o que causavam muitos acidentes. Os empresários tinham como principal objetivo apenas o lucro e para issoexploravam toda a capacidade de trabalho dos operários, caracterizando o chamado capitalismo selvagem.
Devido às péssimas condições de trabalho, iniciou-se uma revolta social: de um lado a classe burguesa, os empresários industriais, donos de matérias primas e máquinas; e de outro lado os trabalhadores explorados e mal pagos pelas indústrias.
Nesse contexto, chega a Aaslt, Adolf Daens, um padrerevolucionário que vai assumir a igreja e despertar na população o sentimento de luta. Daens vai morar na casa de seu irmão jornalista do partido católico, onde também começa fazer editoriais contra politica e o sistema de trabalho da época, fazendo assim a divulgação de seus ideais para encorajar os operários oprimidos e dando origem as primeiras rebeliões operárias por condições de trabalho dignas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daens Um Grito De Justi A 2
  • resumo do filme daens um grito de justiça
  • Resumo filme
  • Resumo do filme daens um grito de justiça
  • Resumo Crítico do filme Daens
  • Daens – Um Grito de Justiça
  • Daens
  • Daens um grito de liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!