Resumo da vida e obra de Mlathus

1511 palavras 7 páginas
Thomas Robert Malthus
Frases
- "Pessoas sem restrições aumentam geometricamente. A subsistência só aumenta apenas aritmeticamente."
- " Parece que é uma das leis inevitáveis que alguns seres humanos sofram pela miséria. Estas são as pessoas que, na loteria da vida, fracassaram."

Biografia
Era filho de um culto e rico proprietário de terras
Nasceu em 14 de fevereiro de 1766 na Inglaterra.
Estudou no Jesus College, na cidade de Cambridge (Inglaterra) onde concluiu seus estudos formando-se em Teologia e Filosofia no ano de 1793.
Em 1797 foi ordenado sacerdote da Igreja anglicana
Em 1799 iniciou uma longa viagem de estudos pela Europa, de onde recolheu grande parte dos dados para formação de sua teoria.
Casou-se em 1804 Em 1804, Malthus casou-se com 39 anos de idade com sua prima Harriet Eckersall, tendo posteriormente 3 filhos.
Em 1805, foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias.
Faleceu em 23 de dezembro de 1834, Também na Inglaterra.
Teoria Malthusiana
Durante seus estudos Thomas Malthus leu o livro do socialista inglês William Godwin, An Enquiry Concerning The Principles of Political Justice and Its Influence on General Virtue and Happiness (Um Inquérito Concernente aos Princípios da Justiça Política e Sua Influência sobre a felicidade e a Virtude em Geral), provocou um grande impacto na vida do jovem Malthus em 1793, que quis mostrar sua opinião sobre o assunto e publicou anonimamente o livro “Primeiro Ensaio”. No qual formou sua ideia principal, também conhecida como Malthusianismo.
A teoria Malthusiana diz que (com base em estudos estatísticos do sec. XVIII) a produção de alimentos cresce de forma aritmética linear, enquanto, o aumento da população humana cresce de forma geométrica exponencial, ou seja, enquanto a população cresce de forma quase incontrolável a produção de alimentos cresce de modo controlado em proporções menores.

Levando em consideração que na época de Malthus foram

Relacionados