Resumo da texto: Sinopse da estruturação dos limites interestaduais do Brasil

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFÍA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA







Sinopse da estruturação dos limites interestaduais do Brasil



























O texto no início afirma que não é simples recompor a reconstituição dos limites interestaduais brasileiros, issofruto da falta de pesquisas específicas, e que trabalhos que analisam o conjunto, como o próprio texto, são ainda mais raros, provocando assim lacunas e imperfeições. Logo em seguida a uma afirmativa que nas décadas de 1930 e 1940 houve uma maior preocupação em torno dos limites interestaduais, mas que visavam muito mais propor a redivisão político-territorial do país do que entender e apresentar umacompreensão histórica a cerca do resultado até então alcançado por aquele processo, onde todos queriam intervir visando retificar a distribuição espacial dos estados, convencidos de que a mesma apresentava distorções nocivas ao desenvolvimento econômico e ao equilíbrio político do país.
Em seguida mostra que uma das primeiras propostas de redivisão territorial do país tinha como base o sistemafrancês, que propunha a divisão do império em comarcas, estas em distritos e estes em termos, está proposta foi feita por Antônio Carlos de Almeida e Silva, não sendo aceita prevalecendo na constituição a divisão herdada da colônia. A partir daí vários intelectuais propuseram suas visões de como deveria ser essa redivisão interestadual no país, sendo a Revolução paulista de 1932 o acontecimento queincentivou o surgimento de propostas, mostrando que o interesse, como é óbvio, tem razões históricas que dizem respeito ao conhecimento geográfico e cartográfico, mas também ao conjunto de ambiente social e econômico propícios a uma revisão nas relações entre os poderes central e regional, ressaltando a identificação brasileira do regional com o estadual.
O texto ao seu decorrer aponta que ascapitanias representavam espaços políticos mais extensos que econômicos, numa linguagem moderna, a capitania era maior que a região, posto que a atividade econômica organizada limitava-se ao aproveitamento de uma estreita faixa de terra litorânea que iniciou sua interiorização guiada pela rede fluvial, a qual guiava a expansão do gado, posteriormente com a mineração o espaço econômico foi seespraiando, tendo o desenvolvimento industrial o fator que alargou ainda mais o estepe econômico e adensando os fluxos, através de caminhões, terminou por suplantar o confinamento da rede de fronteiras interestaduais, ensejando a constituição das chamadas “macro regiões” e as ”superintendências de desenvolvimento regional”.
Em seguida o texto mostra como começou a serem analisados os limitesintercapitanias, onde mostra que o primeiro autor a falar sobre este assunto foi um francês de nome M. D`Avezac, que publicou em 1857 um texto de título “Considérations geógraphiques sur L`Histoire de Brésil”.
De fato nesse trecho faz-se uma breve explicação de como e por que o rei de Portugal dividiu o seu território na então colônia, onde o objetivo era impedir as incursões dos franceses que pairavam oterritório. Essa divisão foi de 15 lotes sendo 12 capitães, nesse caso dois dos capitães herdaram cada um dois lotes (Matim Afonso e seu irmão Pero Lopes). Essas áreas ficaram demarcadas desde Pernambuco até o Prata, começando do litoral adentrando até a linha do tratado de Tordesilhas.
O ponto de apoio das faixas latitudinais que dividiam as donatarias eram representadas por acidentesgeográficos, o que o autor do texto põe que houve ali uma combinação magnífica entre duas geografias, a matemática, ao qual o modelo era herdado de Eratóstenes e a descritiva e empírica que os portugueses iniciaram no século XV.
Com o passar do tempo houve nos limites onde o sul adotou o limite de 28 º e 1/3, ao qual supostamente corresponderia ao vértice meridional de Tordesilhas, já ao norte avançou até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Texto o que faz brasil Brasil
  • Resumo do texto A Filosofia no Brasil
  • Resumo crítico do texto: Abertura e estruturação organizacional
  • Resumo do texto: Classes de palavras e ensino: Limites móveis
  • Resumo do Texto O Brasil e a América Latina
  • resumo do texto geografo no brasil contemporâneo
  • Resumo e sinopse
  • resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!