Resumo da renascen a Salvo Automaticamente

402 palavras 2 páginas
A Renascença
O capítulo ressalta que nesse período houve a ascensão da ciência, em especial a ciência natural, que se tornou dominante na época. Segundo o autor, a figura mais importante de princípios da Renascença, foi Nicolau de Cusa, ele tirou numerosas idéias do platonismo e via no neoplatonismo uma doutrina que implicava uma maneira de conhecer, ou intuição, que podia transcender a razão, esta sendo limitada pelo princípio da não-contradição. Para desenvolver o texto, Hamlyn, apresenta algumas idéias e obras de Francis Bacon e Thomas Hobbes.

A principal preocupação de Bacon consistia em expor a metodologia correta para a aquisição do conhecimento. Para isso, defendeu a visão do que chamou de “A Casa de Salomão”, uma espécie de instituto de pesquisa cujos membros desempenhavam diferentes papéis, de acordo com suas idéias sobre a metodologia da ciência, de modo que o saber pudesse ser buscado mais rápida e eficientemente. Além disso, frisava que o problema, era que havia preconceitos naturais aos quais os homens eram sensíveis, e estes dificultavam o progresso do saber autêntico, por isso, esses preconceitos deveriam ser eliminados. Tendo eliminado esses erros e preconceitos, o plano de Bacon consistiu em elaborar um grande programa para o cultivo do conhecimento científico correto, o objetivo seria descobrir as formas da natureza, as estruturas subjacentes e as leis que governam todos os fenômenos. Denominou este grande programa de Instauratio magna (Instauração magna): dividir-se-ia em várias partes e sua culminação seria uma nova ciência da natureza. O seu elemento principal, no entanto, seria uma nova lógica indutiva, ou metodologia da ciência. Com esse fim em vista, propôs a idéia de três escalas de investigação – as da presença, ausência, e graus.
Já a filosofia política de Hobbes, começou a ser formada no início da Guerra Civil, e o Leviathan (Leviatã), seu maior trabalho, veio a lume em 1651, durante o período da Comunidade. Ele, reconheceu

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Filosofica da história
    87470 palavras | 350 páginas
  • Como Viveremos - Francis Schaeffer
    73553 palavras | 295 páginas
  • Teoria Do Direito Paulo Hamilton Siqueira Jr 1
    143921 palavras | 576 páginas