resumo da pr tica de fisqui

480 palavras 2 páginas
Experimento 1: Reações de neutralização.
Equação termoquímica: NaOH (aq) + HCl (aq) → NaCl (aq) + H2O ( l) ΔH = -57,7 kJ/mol Temperatura do HCl: 26 °C ; Temperatura do NaOH + HCl: 31 °C
Variação de 2,3 °C (com relação ao ácido)
Equação química: H2SO4 (aq) + 2NaOH (aq) → Na2SO4 (aq) + 2H2O ( l )
Temperatura do H2SO4 : 26 °C ; Temperatura do NaOH + H2SO4 : 31 °C
Variação de 5 °C (com ácido ácido)
Equação química: HNO3 (aq) + NaOH (aq) ----> NaNO3 (aq) + H2O ( l )
Temperatura do HNO3 : 26 C ; Temperatura do HNO3 + NaOH : 31,5 C
Variação de 5,5 °C (com ácido ácido)
Temperatura do NaOH nas três reações: 25,5 °C
Em todas as três reações químicas de neutralização do ácido, pois ocorre liberação de calor, e ocorre o aumento de temperatura. Pode-se examinar que as reações químicas feitas são exotérmicas.

Experimento 2 :Calor de solução.
Não ocorreu uma reação química entre o ácido sulfúrico e a água, pois o que ocorreu foi a diluição do ácido sulfúrico com pouca liberação de calor.
A temperatura da água na temperatura ambiente era de 25 °C. Adicionando o ácido sulfúrico concentrado ( 18,0 Mol/L) ocorreu aumento de temperatura para 83 °C. Poderá concluir que, essa diluição foi exotérmica pois houve liberação de calor.
O cloreto de amônio também ocorrerá liberação de calor sendo uma reação endotérmica pois houve diluição do cloreto de amônio pela água.
A temperatura da água no começo da reação era 25°C em temperatura ambiente. Quando adicionado, o cloreto de amônio, a temperatura diminui para 15°C. Poderá concluir que houve uma reação endotérmica.
Experimento 3: Reação do alumínio com NaOH.
No experimento alumínio metálico foi dissolvido pela solução de NaOH de10%. Antes do começo do experimento, o hidróxido de sódio estava em uma temperatura de 24,5°C. No momento em que foi adicionado as raspas de alumínio ao hidróxido de sódio ocorreu a variação de temperatura. Como podemos verificar no gráfico.

A 1º temperatura. A um minuto foi de 31 °C. A

Relacionados