Resumo da política brasileira desde a proclamação da república

Páginas: 9 (2240 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1889: Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 15 de novembro deste ano, proclamou a República no País, acabando com a Monarquia e dando um novo rumo a história do Brasil. Em 1891, estabeleceu a primeira Constituição republicana, que permitia o voto à todos os cidadãos maiores de 21 anos alfabetizados e que dividiu o país em federações, divisão esta que continua até hoje. No final deste ano, Marechalrenuncia ao cargo após a pressão feita pela população e pelo Congresso, revoltados com a crise econômica em que o País se encontrava.

1891: Após a renúncia de Marechal Deodoro, seu vice, Floriano Peixoto assumiu o governo sob forte tensão política, sendo responsável a governar um País entregue à inflação. Ficou conhecido como Marechal de ferro, devido a força com que Floriano aplicou sobre asrevoltas que ocorreram durante seu governo.

1894: Prudente de Morais assume a presidência, o primeiro presidente eleito por voto direto, ou seja, eleito pelo povo. Seu governo foi dedicado a pacificação com facções contrárias ao seu governo. Prudente afastou os militares e direcionou seu governo aos produtores de café. Enfrentou a Guerra de Canudos, um movimento rebelde que desgastou seugoverno, mesmo com a vitória do governo.

E assim, até 1930, passaram pela presidência do Brasil personagens que deram continuidade no processo de democratização do País, quando, enfim, chegamos à Era Vargas.

1930-1945: Era Vargas: Getulio Vargas assumiu o poder quando o Brasil se encontrava em muitos conflitos internos, com protestos contra o fim do Governo Provisório e a convocação de umaassembléia constituinte. O governo provisório foi derrotado e a assembléia constituinte nomeou Getúlio Vargas presidente por mais quatro anos. Durante seu governo os comunistas e os imperialistas tentaram tomar o poder. No período do estado novo foram criados alguns novos territórios federais uma nova moeda (Cruzeiro) e os direitos trabalhistas. Estourou a Segunda Guerra Mundial e Getúlio se aliou aosNorte Americanos. Em 1945 os ministros militares tomaram o poder e convocaram as eleições dando fim ao estado novo. Em 1950 Getulio volta o poder e investe em petróleo criando a Petrobras. Para tentar ganhar o poder a oposição estava sempre tentando derrubá-lo, mais Vargas não agüentou a pressão e suicidou-se.


1956-1961: Durante a presidência de Juscelino Kubitschek, o Brasil viveu um período denotável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros. Ele incluiu a construção da nova capital como prioridade no seu plano de governo, que dizia na primeira constituição "Fica pertencendo à União, no planalto central da República, umazona de 14 400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura Capital federal".  Foi o único presidente na história da República que cumpriu quase que 100% as metas prometidas. JK promoveu a implantação da indústria automobilística, a indústria naval, a expansão da indústria pesada, construção de usinas siderúrgicas, de grandes usinas hidrelétricas, abriuas rodovias transregionais e aumentou a produção de petróleo da PETROBRAS.








Governo Jânio Quadros

Durante seu curto mandato, Jânio Quadros ou “Jango”, como ficou conhecido, teve seu governo marcado pelas seguintes ações:

A criação da primeira reserva indígena, o Parque Nacional do Xingu;

O reestabelecimento das relações diplomáticas com a URSS e a China;

Abriu váriosinquéritos para investigar a corrupção e os gastos excessivos na administração pública;

Proibição do biquíni na transmissão pela TV dos concursos de Miss.

Após a restituição das jazidas de ferro de Minas Gerais à reserva nacional e a anulação de autorizações ilegais outorgadas a favor de uma empresa, ministros militares pressionaram Jango a renunciar. “Forças terríveis se levantaram contra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os caminhos da política imperial brasileira: Da Regência à proclamação da República.
  • Política brasileira- A república
  • Viotti da Costa, Emilia
  • Proclamação da república
  • Resumo Politica Externa Brasileira
  • Resumo da economia brasileira na Republica Velha
  • Proclamaçao republica
  • Proclamação da republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!