Resumo da palestra de alvin toffler no congresso nacional de informática da sucesu 1993

2939 palavras 12 páginas
Resumo da Palestra de Alvin Toffler no Congresso Nacional de Informática da SUCESU em 24/8/1993 (*) O objetivo principal do trabalho meu e de minha mulher, Dra. Heidi Toffler, nos últimos trinta anos, tem sido tentar compreender o fenômeno das mudanças. Esse trabalho foi consubstanciado na trilogia Future Shock (1970), The Third Wave (1980), e Powershift (1990). Hoje pretendo refletir um pouco sobre mudanças, incluindo no escopo da reflexões mudanças na América Latina e no Brasil.
Estamos hoje vivendo um período revolucionário, mas a revolução não é apenas tecnológica. Embora computadores e telecomunicações tenham um papel importante nas mudanças revolucionárias que estão acontecendo, é importante reconhecer que as mudanças também são econômicas, sociais, culturais, políticas, religiosas, institucionais e até mesmo filosóficas ou, mais precisamente, epistemológicas. Uma nova civilização está nascendo, que envolve uma nova maneira de viver ("a new way of life").
Na verdade, a amplitude e a profundidade das mudanças que estão acontecendo são tão grandes que podemos dizer que apenas duas outras vezes, na história da humanidade, mudanças semelhantes ocorreram.
A primeira vez foi quando a raça humana passou de uma civilização tipicamente nômade para uma civilização basicamente agrícola, sedentária. Isso se deu cerca de 10 mil anos atrás.
A segunda vez foi quando a raça humana passou de sua civilização predominantemente agrícola para uma civilização basicamente industrial. O início dessa mudança se deu há cerca de 300 anos, nos Estados Unidos e na Europa, mas muitas regiões do mundo ainda não atingiram esse estágio.
A terceira revolução está acontecendo agora. Ela começou a acontecer por volta de 1955 nos Estados Unidos e em alguns outros países que estavam no auge do seu desenvolvimento industrial.
Em The Third Wave chamei essas três revoluções de "ondas".
Embora essa terceira onda tenha sido chamada por vários nomes (Sociedade Pós-Industrial, Sociedade da

Relacionados

  • Inclusão digital
    16464 palavras | 66 páginas
  • Projeto de inclusão digital com noções de cidadania
    16602 palavras | 67 páginas
  • Um estudo sobre o comportamento das imobiliárias porto-alegrenses no Twitter
    15032 palavras | 61 páginas
  • O designer instrucional do curso políticas públicas educacionais
    14504 palavras | 59 páginas
  • Proposta Curricular Ensino Fundamental I
    91818 palavras | 368 páginas