Resumo da odisseia 9ºanno

951 palavras 4 páginas
1º Capitulo: Telemaco e os pretendentes
Helena foi raptada pelos troianos. Assim os gregos cercaram Tróia com o objectivo de recuperar helena com a colaboração do rei de Itaca, Ulisses, que não gostava nada de batalhar chegando mesmo a fazer de louco para não ir para não partir. Ulisses era conhecido como o homem de mil façanhas e ardis.
O cerco a Tróia durou 10 anos acabando por derrotar os troianos. Quando Ulisses regressava á sua pátria desviou-se da sua rota acabando mais dez longos anos longe da mesma. Enquanto Ulisses navegara pelo mar desejos de voltar a ver sua mulher e seu filho estes esperavam-no ansiosamente.
Eram muitos os que já consideravam Penélope viúva e esta já tinha muitos pretendentes. Penélope cansada de recusar pedidos de casamento prometeu que escolheria o seu pretendente quando acabasse um lençol que fazia para quando a morte do pai do Ulisses o chama-se. Durante o dia fazia o tal, lençol mas durante a noite desmanchava tudo o que tinha feito de dia.

2º Capitulo: Calipso
Durante a sua viagem seu barco foi vítima de uma tempestade e Ulisses foi o único sobrevivente. Vagueou nove dias no mar ate que este o atirou ás praias da ilha de Ogígia, onde morava a ninfa Calipso. A ninfa acolheu e tratou dele, mas embora Ulisses não passar fome nem frio estava extremamente triste com saudades de Itaca e da sua família e amigos.
Ao fim de sete anos de saudades que Ulisses vivia Minerva, protectora de Ulisses, não aguentou ver mais aquele sofrimento e pedia á ninfa Calipso que lhe fornece-se uma embarcação e mantimentos e deixa-se Ulisses partir.

3º Capitulo: a tempestade
Ulisses vogou durante dezassete dias com um tempo favorável. No décimo oitavo dia avistou a terra dos Feácios.
No momento em que Ulisses avistar a ilha dos Feácios passando pelas quais o seu caminho se tornaria mais curto Neptuno, inimigo de Ulisses, viu a sua jangada. Logo começou a ajuntar as nuvens e a agitar o mar com o seu tridente. Passado segundos nada se via.

Relacionados