Resumo da obra O príncipe - Maquiavel

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
Resumo da Obra: O príncipe - Maquiavel

A Obra, a princípio é dirigida a um principe que esteja governando um Estado, na qual Maquiavel expõe sua ciência política, que seria uma orientação de como governar de forma eficiente.

Capítulo I: há uma explanação afirmando que todos os governos que possuem autoridade sobre os homens são Repúblicas ou Principados.
Capítulo II: Este capítulofala sobre o principado hereditário, ou seja, quando o sangue senhorial é nobre há tempos. Pode-se dizer que sua vantagem é a baixa quantidade de problemas, uma vez que o príncipe segue os costumes dos antepassados, mantendo assim a sua capacidade de poder, pois o principe natural não tem necessidade de ofender, sendo assim amado pelos homens.
Capítulo III: Trata dos principados mistos, ou seja,anexados a um Estado hereditário. Pode-se dizer que manter um principado novo é muito dificil, uma vez que os homens estão acostumados com a monarquia antiga, podendo assim se rebelar contra o novo principe caso os costumes antigos sejam mudados. Deste modo o principe deve respeitar o povo para conquistá-lo, pois uma vez ja feito com os homens rebelados, torna-se mais dificil perder o poder.Capítulo IV: De modo geral, os principados ocorrem de duas maneiras: o príncipe e seus barões, onde a posição ocorre pela antiguidade da linhagem, de sangue, pois há laços de afeição natural. Deste modo o Estado é fácil de ser conquistado, bastando corromper um barão para facilitar a invasão, todavia é mais dificil de manter, uma vez que mesmo após eliminar a família do príncipe ainda sobram nobres quepodem vir a fazer revoluções.
Outra forma de governo é o príncipe e seus servos, na qual basta aniquilar a família do príncipe e eliminar suas forças para que não consigam montar um exército. Neste caso é mais fácil manter o principado, uma vez que o governador tem autoridade e ninguém é superior a ele.
Capítulo V: No quinto capítulo Maquiável explana sobre como o governo de principados queantes de serem dominados possuíam suas próprias leis. Deve-se primeiro arruiná-lo, após habitá-lo e então manter as leis antigas e impor-lhes tributos e criar um governo de poucos, que se conservem amigos para que não haja rebeliões.
Segundo Maquiavel, o principado que conquista deve extinguir a linhagem do antigo principe e não alterar as antigas leis e tributos, deve ser o defensor dos mais fracose enfraquecer os mais fortes de sua província, mantendo-se alerta para que não adentre também um estrangeiro forte.
Capítulo VI: Neste capítulo Maquiavel afirma que o principado novo é conquistado devido à sorte ou a virtude, e que no caso da virtude é mais provável que se mantenha o poder, fundamentando sua tese citando como exemplo Moisés, Ciro, Rômulo e Teseu. Todavia, a dificuldade de semanter o poder pela virtude é quando se impõe novas ordens e acaba adquirindo inimigos que possuíam vantagens com as antigas instituições e leis, ocasionando a necessidade do governador se manter armado.
Capítulo VII: Após são explanados então os principados conquistados através de armas e fortuna dos outros. No caso da fortuna é mais fácil, entretanto, há dificuldades para manter o poder, poisgeralmente são submetidos à vontade e fortuna de quem lhe concedeu o poder, não sabem comandar e possuem forças amigas.
Capítulo VIII: Maquiavel explana os que chegam ao poder através de crimes, e como exemplo cita Agátocles, que se utilizou de crueldade e traição para conseguir o que queria, e assim se manteve muito tempo no governo, diminuindo sua crueldade ao longo do tempo para ser querido pelopovo.
Cita também Oliverotto de Fermo, que ao contrário de Agátocles, continuou perverso após chegar ao Poder, e logo foi morto por César Borgia e seu mestre Vitellozzo.
Capítulo IX: nesta parte do livro Maquiavel define o governo civil como aquele em que o cidadão se torna soberano pelo favor de seus concidadãos.
É mais dificil manter o poder do príncipe que chega ao poder através da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da obra O Princípe de Maquiável
  • Resumo da obra “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel
  • Relação de maquiavel, com sua obra “o príncipe”?
  • Discussão da obra O Príncipe de Maquiavel
  • A obra O Príncipe de Nicolau Maquiavél
  • Resumo: o Príncipe de Maquiavel
  • O principe
  • Maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!