RESUMO DA OBRA ENSINO:AS ABORDAGENS DO PROCESSO

845 palavras 4 páginas
TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES-. LICENCIATURA EM QUÍMICA -DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA (UNIVERSO) -UNIDADE SÃO GONÇALO-RJ A DISCIPLINA DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM-PROFESSORA Dda. SANDRA MARIA.
ALUNA: LEIGMARCIA VIANA MARINS DE CARVALHO - TURMA 1304/2013
RESUMO DA OBRA: ENSINO :AS ABORDAGENS DO PROCESSO.
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti- Ensino :As abordagens do processo .São Paulo,1986 . Editora Pedagógica e Universitária Ltda.(E.P. U.)

APRESENTAÇÃO DA OBRA Essaobra faz parte da Coleção Temas Básicos de Educação e Ensino que tem por finalidade oferecer subsídios e sugestões para a ação dos educadores em geral, que estão atuando junto a escolas do Ensino Fundamental e Médio-incluindo a educação pré-escolar, educação especial e o ensino supletivo-assim como nos diferentes escalões da administração dos sistemas de ensino. Servirá também aos professores das disciplinas dos cursos superiores de Pedagogia e nas matérias pedagógicas dos demais cursos.
DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA A autora trás uma discussão sobre as seguintes abordagens do ensino: Tradicional, Comportamentalista, Cognitivista. Humanista e a Sócio- cultural.
O texto traz uma linguagem de fácil entendimento, devido ao fato de ser bem coerente e coeso. Ele é dividido em seis capítulos,sendo cinco com os respectivos assuntos sobre as abordagens. Nestes capítulos estão todos os aspectos positivos e negativos, de cada abordagem destacando as características: gerais, dohomem, do mundo, da escola, da sociedade-cultura, ensino- aprendizagem, da educação, do conhecimento , da avaliação, do professor- aluno, da metodologia , da avaliação, bem como as considerações finais e para melhor entendimento das abordagens, elas serão destacadas em um resumo esquemático mostrando os pontos comuns entre elas e sua importância no processo de ensino/aprendizagem. O sexto capítulo trata das abordagens do processo ensino-aprendizagem e o

Relacionados

  • Administração Bíblica
    55410 palavras | 222 páginas
  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas