resumo da obra de tocqueville

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco.
Curso de Direito – 1º período A
Grupo 09: Relator – Renata Sobreira
Analista – Samuel Santos
Crítico – Rômulo JacomeCoordenador – Maurício do Carmo
Claudemiro Villaça – Teoria Geral do Estado

Alexis de Tocqueville

Tocqueville foi um importante pensador político francês e em suas obras tratava dos ideais deliberdade e igualdade, abrangendo todos os aspectos da organização social. Ele identifica igualdade com democracia e ressalta que para que a mesma seja realizada, a ação política do povo é o fator maisimportante. A democracia é vista como inevitável e por isso, mas para isso os indivíduos devem sempre lutar para o pleno exercício de sua liberdade.
Tocqueville tratava ainda dos perigosos desviosda igualdade, onde alertava que a grande maioria das pessoas aplica todo o seu tempo em suas pequenas atividades e param de se preocupar com os assuntos públicos, deixando o poder centralizado nasmãos do Estado, fazendo com que este aumente cada vez mais o seu poder e à medida que os cidadãos se afastam das ações políticas, o Estado passa a decidir sozinho sobre os assuntos.
Em 1848, seelegeu como deputado pela primeira vez e em suas atividades políticas procurou defender posições que pudessem favorecer a liberdade dos cidadãos, tais como: o ensino livre, a liberdade de imprensa, adescentralização, a libertação dos escravos nas colônias etc.
Ao desenvolver seus trabalhos, Tocqueville sofreu muitas críticas por parte de outros pensadores que não viam igualdade de condições nasociedade americana e, além disso, julgavam seus temas como simples abstrações. Em contra partida, Tocqueville desenvolveu suas obras tentando mostrar aos cidadãos que seu conceito de democraciarelacionava-se à igualdade cultural e política e que com seu desenvolvimento, o povo se torna cada vez mais homogêneo.
Sua mais famosa obra, “A democracia na América”, foi desenvolvida a partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo obra de tocqueville
  • resumo obra de tocqueville
  • resumo obra de tocqueville
  • resumo obra de tocqueville
  • resumo obra de tocqueville
  • resumo obra de tocqueville
  • Resumo Tocqueville
  • Resumo TOcqueville

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!