Resumo da Obra de Fédon

Páginas: 4 (832 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Resumo do diálogo platônico "Fedão"

O diálogo de Fédon inicia com Equecrates perguntando ao Fédon se ele tem alguma informação sobre o que se passou na prisão antes da morte de Sócrates e porquea morte ocorreu muito tempo depois do julgamento, no qual Fédon responde que foi por causa da proibição de execuções por crime publico antes do retorno da peregrinação a Delos, “o início daperegrinação é contado a partir do momento em que o sacerdote de Apolo coroa a popa do navio, o que se deu, conforme disse, na véspera do julgamento”.
Fédon descreve que Sócrates apesar do que estava passandoera um homem feliz e descreve quem estava junto de Sócrates na prisão, estes eram: Apolodoro, seus conterrâneos Critobulo e o pai, Hermógenes, Epígenes, Ésquines e Antístenes. Ctesipo de Peânia tambémesteve presente, Menéxeno e mais alguns da mesma região. Ele fala que acha que Platão se achava doente.
Fédon descreve o diálogo entre Sócrates e seusdiscípulos. Eles falaram primeiramente sobre o prazer e dor, basta sentirmos um para ir de encontro com o outro. Falam também sobre poesia no qual Sócrates fala de seu sonho de infância de ser poeta, mas porter julgado “que um poeta para ser verdadeiramente um poeta deve empregar mitos e não raciocínios” o que o levou a optar pela filosofia. O diálogo continua e falam sobre a morte no qual Sócratesdefende não ser o fim, mas um bem para os homens, porque vão para junto dos deuses e dos homens bons.
Nessa parte do dialogo Sócrates dialoga mais com Símias e Cebes. Eles falam sobre a morte comolibertação do pensamento, a purificação, a sobrevivência da alma, o destino das almas, a função da filosofia.
Fédon relembra a Equécrates o seu último encontro com Sócrates na qual trataram a respeito doargumento na qual Sócrates lembra que o maior mal é tornar-se inimigo da ciência como os misólogos, pois existem aqueles que também são inimigos dos homens os misantropos e este penetra nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da Obra Fédon de Platão
  • A IMORTALIDADE DA ALMA NA OBRA FÉDON
  • Análise da obra de platão, fédon.
  • Resumo do livro Fédon
  • Resumo do livro Fedón
  • Resumo sobre o livro Fédon, Platão
  • Resumo obra
  • Resumos de obras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!