Resumo da morfossintaxe da língua portuguesa

Páginas: 6 (1254 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2011
17/02/2011 MORFOSSINTAXE Classes de palavras Vocábulo (morfemas) Eixo paradigmático Gramema Lexema

Palavras chave

25/02/2011 Adjetivos: palavras variáveis que se deixam anteceder por tão Verbos Modos Verbais Tempos Verbais Presente Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito Pretérito Mais que Perfeito Futuro do Presente Futuro do Pretérito Presente (que) Pretério Imperfeito (se) Futuro(quando) Afirmativo Negativo

INDICATIVO

SUBJUNTIVO IMPERATIVO

03/03/2011 SUBSTANTIVO O Substantivo é a única categoria gramatical que aceita o sufixo –inho(a) ou –zinho(a) e –ão ou –zão no sentido de “pequeno” ou “grande” (um critério mórfico) é de maior valia para aquelas palavras de caráter concreto. Só é substantivo, em português, se deixa anteceder pelos determinantes. DETERMINANTES: todo oconjunto de morfemas gramaticais independentes que servem, não para acrescentar um conteúdo semântico ao substantivo ou para modificar-lhe o sentido, mas para identificar sua referência por meio da situação espaço-temporal ou delimitar seu número. São determinantes simples a classe fechada dos artigos (definidos/indefinidos), dos pronomes possessivos e demonstrativos e dos numerais cardinais eordinais.

Pro sua natureza morfossintática, esses determinantes articulam-se apenas com palavras que pertençam à categoria dos substantivos ou que, em determinado contexto, estejam funcionando como tal. Ex.: Não é * função popular impedir ** reajustes de *** preço na próxima **** temporada * a, uma, minha, esta ** os, uns, seus, aqueles *** o, um, nosso, esse **** a, uma, sua, essa, nenhumaSomente as palavras que se deixam anteceder por esses determinantes pertencerão à categoria dos substantivos.   Esse mecanismo de reconhecimento dos substantivos é extremamente útil quando se trata daqueles de natureza abstrata. A força substantivadora dos determinantes é tão grande que podem transformar qualquer palavra de qualquer outra categoria, em substantivos: o Meu sofrer é proporcional aosseus nãos. o O com pode ser uma palavra bem comunicativa.

ADJETIVOS  Em português, somente as palavras que são adjetivos aceitam o sufixo –mente. Veja o que ocorre:

Popular – popularmente Próxima – proximamente Proporcional – proporcionalmente Comunicativa – comunicativamente  É adjetivo toda palavra variável em gênero e/ou número que se deixar anteceder por “TÃO” (ou por qualquerintensificador como “bem” ou “muito”, dependendo do contexto): o A (uma, minha, esta) função tão popular. o A (uma, sua, essa, nenhuma) temporada tão próxima. o Meu (este, seu nenhum) sofrer é tão proporcional. o A (uma, aquela, nenhuma) palavra tão comunicativa. A eficiência desse mecanismo é tanta que até mesmo em contextos em que ocorre adjetivação de palavra substantiva, ele funciona:



Ele não éhomem para isso. (Ele não é tão homem para isso) – NO CASO DESTA FRASE, A PALAVRA HOMEM APARECE COM A FUNÇÃO DE ADJETIVO.

VERBO   O verbo constitui a classe de maior riqueza formal e, por esse critério, torna-se facilmente identificável. Apenas os verbos admitem as desinências próprias de número, pessoa, tempo, e modo: -mos (número) = plural ou singula -ei (pessoa) = eu, tu, ele, ela, nós,vós, eles, elas -ra (tempo) = presente, pretéritos, futuros -va (modo) = indicativo, subjuntivo, imperativo



E como nenhuma das palavras supostamente verbos deixam-se anteceder pelos determinantes ou pela palavra tão (ou aceitam sufixo –mente), fica relativamente fácil diferenciá-las dos substantivos e dos adjetivos.

Apenas os verbos articulam-se com os pronomes pessoais do caso retos. Porisso, os alunos costumam “conjugar” palavras para certificarem-se de que são ou não verbos: Ex.: Eu estive, pareço, fico TU: sabes, estavas, etc.

ADVÉRBIO   A classificação dos advérbios é complexa dada sua mobilidade semântica e funcional. ADVÉRBIO = toda palavra invariável em gênero e/ou número que se deixa anteceder por TÃO, BEM, MUITO, dependendo do contexto. Caminhávamos depressa (=...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO PCN LÍNGUA PORTUGUESA
  • Resumo do PCN's de Língua Portuguesa
  • Resumo PCN de Língua Portuguesa
  • Resumo lingua portuguesa
  • RESUMO DE LINGUA Portuguesa mod
  • Resumo
  • Resumo do pnc lingua portuguesa
  • Resumo renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!