Resumo da lei nº 5.194

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Engenharia de Produto






Conteúdo Abordado:
Este trabalho é um resumo da Lei nº 5.194, de 24 de Dezembro de 1966. Enfatizando-se os artigos 17 a 23 e 33 a 36. Na primeira parte sãoestabelecidos os direitos e deveres do autor ou grupo de autores de produtos feitos na área de engenharia, arquitetura e agronomia. Na segunda parte se estabelece as atribuições referentes aos ConselhosRegionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

































Do artigo 17 a 23 refere-se á responsabilidade e autoria sobre produtoselaborados. Primeiramente, todos os direitos de autoria, como prêmios ou distinções honoríficas, são de direito do autor que o elaborou. Os mesmos direitos e deveres valem caso a elaboração tenha ocorridopor um grupo de profissionais habilitados.
Se um projeto ou plano original precisar sofrer alterações, os mesmos só poderão ser feitos pelo próprio autor. Outro profissional habilitado, se solicitado,poderá fazer as alterações responsabilizando-se pelas alterações, caso o próprio autor estiver impedido ou recusar-se de fazê-lo.
Quando profissionais ou organizações participarem de alguma parte doprojeto eles deverão ser mencionados explicitamente como autores da parte que tiverem participado. E todas as partes do projeto como plantas, desenhos, relatórios ou qualquer outro documento sejampor eles assinados.
O autor também tem o direito de acompanhar a execução do seu projeto para que garanta a realização de acordo com as condições e especificações estabelecidas. E os ConselhosRegionais criarão registros de autoria de planos e projetos para a criação de direitos autorais aos projetistas.
Os artigos 33 a 36 abordam a instituição dos conselhos regionais de engenharia, arquiteturae agronomia e suas atribuições.
Os conselhos regionais de engenharia, arquitetura e agronomia, CREA, são os órgãos responsáveis por fiscalizar, em suas regiões, as profissões em atividade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Lei 5.194
  • Lei 5.194 Resumo
  • Resumo LEI Nº 8.115
  • Lei nº 9.433
  • Resumo Crítico Lei 5.194/66
  • LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966.
  • Resumo da lei complementar nº 141/2012 e Decreto nº 7208
  • Resumo da lei Nº 5909/73 exercício da enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!