Resumo da introdução do livro: mapas da geografia e cartografia temática. macello martinelle.

509 palavras 3 páginas
Resumo da introdução do livro: Mapas da Geografia e Cartografia Temática.
Macello Martinelle.
Prof: Joselito Teles

Quando se fala em mapa sempre se faz uma associação com a geografia, nesse sentido pode-se verificar que tudo o que diz respeito a geografia de modo geral tem como logotipo algo que sugere uma reresentação cargráfica.
Na verdade, fazer geografia significava fazer mapas até o final do sec XIX.
Desde os primódios de sua existencia o homem buscou representar o seu ambiente, em diversos meios e formas, e fazndo isso também acabava registrando seu modo de vida e seu relacionamento com o espaço, seja em terra ou no mar.
A finalidade mais marcante dos mapas foi a de estamelecer a dominação, isso de certo modo estimulou o aperfeiçoamentos deles, os mapas em qualquer cultura são formas de saber constituidas socialmente, por isso não estão insentos dos juizos de vaurlores, dessas culturas.
No ocidente, o avanço da cartografia teve a Europa como pricipal palco, com o advento do Renascimento, motivado pelas relações capitalistas de comercio entre o oriente e ocidente, que exigiam cada vez mais a confecção de mapas, e de instrumentos de orientação como a bussula, os mapas portulanos nessa época eram os mapas mais usados na navegação, esses usavam ao invés de paralelos e meridianos, uma rede de rosa dos ventos entrelaçadas.
Com o advento da impresa houve uma revolução nas confecções dos mapas, além de baratear os custos ocorreu também a diminuição dos erros dos copistas, a cartografia então se estabelece como um ofício.
Os interesses pela expanção do mercantilismo, levaram ao conhecimento de novos povos e novos continentes entre os séculos XV e XVI, o impeto de manter esse novos povos submissos ao modo de produção europeu, fez crescer a nessecidade de mapas mais exatos, a partr desse momento os mapas passaram a ser não somente um inturmento de localização e orientação, mas também de dominção, do imperialismo.
Em seguida mais um importante avanço com a

Relacionados