Resumo da industriazilação na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Desenvolvimento industrial na Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha.
Inglaterra.
Até a Revolução Industrial, a atividade produtiva era a manufatura, que era manual. Alguns artesões até possuíam algumas máquinas, mas a produtividade era muito pequena pelo fato dos artesões terem que cuidar de todos os processos, desde a obtenção da matéria prima até à comercialização. A RevoluçãoIndustrial começou na Inglaterra e começa-se o processo de divisão de trabalho, a busca da eficiência, busca de lucro máximo, e maior produtividade. Também vale ressaltar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
A sociedade era super explorada, crianças trabalhavam e ganhavam muito pouco, e tinha-se o pensamento de que cada um ganhava o quemerecia, e de que não existia exploração. Tinha-se a ideia de que tudo era natural e tudo fazia parte do processo de capitalização. Um exemplo disso é em 1788, que existia 143 oficinas de algodão e 2/3 dos trabalhadores eram crianças e a expectativa de vida era de 25 anos, devido às más qualidades de vida que tinham.
O fato da Inglaterra ter sido o país pioneiro da Primeira RevoluçãoIndustrial pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Outro fator também era que o Reino Unido aplicou uma política liberal por volta do século XVIII, começou a liberar as indústrias e com isso houve um grande processo tecnológico e um grandeaumento da produtividade em pouco tempo. Um fator importante era o capital que a burguesia inglesa possuía para financiar suas fábricas e com isso adquirir matérias primas e maquinários. Outro fator eram os acordos comercias afirmados com outros países. O mercado consumidor inglês e mão de obra em abundância também pode ser destacados como importantes fatores que contribuíram para o pioneirismoinglês.
No início da Revolução, a Inglaterra começou por atender apenas às necessidades da sua própria população, e produzia cerâmica ou produtos domésticos (como facas, tesouras e tecidos), mas com a produção lanígera e algodoeira, começa-se a multiplicação das manufaturas têxteis. No curso da industrialização desenvolveu-se a indústria metalúrgica e siderúrgica. Na área de transportes,podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor e os trens a vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos. 
Sendo mais preciso, pode-se dizer que o caracterizou a primeira fase da revolução industrial na Inglaterra foi a indústria têxtil, o carvão- máquinas à vapor, as ferrovias e ogrande número de pequenas/médias fábricas/ empresas.
Estados Unidos.
A economia das colônias do Norte dos Estados Unidos era diferente das do Sul. Nas colônias do Sul, se baseavam no trabalho escravo e assim os capitais eram concentrados nas mãos dos proprietários das terras. Já nas colônias do Norte, havia a estrutura de povoamento. Na cidade havia o trabalho assalariado e no campohavia o trabalho familiar. E isso facilitava a expansão do comércio e assim a burguesia do Norte passou a ter interesses próprios até ocorrer sua independência. A diferença entre o Norte e o Sul eram muito grandes e isso acabou gerando um conflito e assim a guerra da Secessão.
O Norte ganhou a guerra e então deram um passo para a expansão industrial. Houve o fim da escravidão que existiano Sul e isso possibilitou uma sociedade com relações assalariadas, e então agora os escravos que antes não possuíam poder aquisitivo, passaram a possuir e podiam comprar. E assim foi se consolidando um grande mercado consumidor.
Os Estados Unidos saíram da posição de devedor para credor. Eles venderam muito na Primeira Guerra, pois a Europa estava destruída com o massacre. E com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carnaval na inglaterra e nos estados unidos
  • ENFERMAGEM NA INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS
  • Hegemonia da inglaterra para os Estados Unidos
  • Sobre os Estados Unidos e Alemanha
  • Hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América
  • Industrialização dos estados unidos
  • Resumo: a economia estados unidos
  • Resumo: “Estados Unidos da maconha.”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!