RESUMO DA IGNORÂNCIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

420 palavras 2 páginas
A ignorância da sociedade do conhecimento

(KURZ, 2002) “Conhecimento é poder. Trata-se de um velho lema da filosofia burguesa moderna, que foi utilizado pelo movimento dos operários europeus no século 19.”

No tempo dos antigos, o conhecimento era considerado a melhor qualidade de alguém, quanto maior o conhecimento, mais valorização você tem. A partir do século 18, o conhecimento é definido pelo saber oficial, marcado pelas ciências naturais e pela critica social teórica.

Filosofia das mídias:
Segundo o alemão Norbetrz Bolz, filósofo das mídias:

Poder-se-ia falar de um big-bang do conhecimento. E a galáxia do conhecimento ocidental se expande na velocidade da luz. Aplica-se conhecimento sobre conhecimento e nisso se mostra a produtividade do trabalho intelectual. O verdadeiro feito intelectual do futuro está no design do conhecimento. E, quanto mais significativa for a maneira como a força produtiva se torne inteligência, mais deverão convergir ciência e cultura. O conhecimento é o último recurso do mundo ocidental.

Analisando a fala de Bolz, há uma igualdade em “sociedade do conhecimento” e “sociedade da informação”. Hoje em dia obtemos informações de todos os meios possíveis, temos vários recursos disponíveis para nos informar sobre quaisquer assuntos, todavia, informação se difere de conhecimento. O significado de “informação” tem sido mais abrangente, deixou de ser apenas mecânico. Por exemplo, auto-falante de uma loja de departamento anuncia que o preço da esponja de aço diminuiu 20%, isso é uma informação.

Conhecimento trivial:
Informações desse tipo também podem ser definidas como conhecimento, mas claro, um tipo muito trivial. Um dos principais meios de comunicação dessa geração é o sms (Short Message Service), e o próprio nome já diz, Serviço de Mensagens Curtas, tão curtas que essa prole consegue se comunicar por 160 caracteres.

Mas agora, para determinar o conceito de inteligencia “atual” devemos analisar

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas