Resumo da história do sistema de saúde no brasil

Páginas: 5 (1113 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Percebemos que na República Velha os problemas de saúde pública não eram priorizados na agenda política, exceto em casos de epidemias, em que havia ações pontuais para solucionar questões momentâneas.
Enquanto nas cidades grassavam a varíola, a tuberculose, as doenças venéreas, a peste bubônica e a febre amarela; no interior do país a zona rural sofria com endemias, como a ancilostomose, amalária e a doença de Chagas.
Em 1889 ocorre a regularização do serviço de polícia sanitária e a adoção de normas para impedir o desenvolvimento de epidemias. É o início da organização das administrações sanitárias estaduais.
Desde a Constituição de 1891, que garantia a autonomia estadual e municipal, a União só poderia intervir a pedido dos entes federados, inclusive na saúde.
Foi a partir do finalda 1ª Guerra Mundial que se notou ações mais dinâmicas do poder público da República Velha em favor da saúde pública, com uma presença estatalmais forte, embora incipiente quando comparada aos períodos posteriores da história brasileira.
Em 1897 é criada a Diretoria Geral de Saúde Pública, que englobava os serviços terrestres e marítimos, dividindo o litoral em 3 distritos sanitários: Rio deJaneiro, Recife e Belém.
Em 1900 o Rio de Janeiro, capital do país, não tinha saneamento básico e doenças como febre amarela, varíola e a peste se espalhavam. O município tinha quase 730 mil habitantes e com inúmeros cortiços, precursores das favelas.
Em 1902 o presidente Rodrigues Alves institui o Plano tríplice: reurbanizar, sanear e reformar o Porto do Rio. Por isso foi chamado "O PresidenteSanitarista". Ele tinha como motivações Motivações incentivar o Turismo, apoiar os cafeicultures, favorecer a imigração e a morte de sua filha pela Febre Amarela.
No mesmo ano, o Prefeiro nomeado Pereira Passos institui as seguintes proibições: Cuspir dentro de bondes, ordenhar vacas leiteiras nas vias públicas e a mendicância. Além disso, ele disponibiliza escarradeiras para o povo nas repartiçõespúblicas, instala mictórios públicos em vários pontos da cidade e promove a substituição das imundas vielas coloniais, terrenos baldios usados como depósitos de lixo e dos cortiços por praças arborizadas e largas avenidas e ruas.
Como se nota, as ações visavam mais defender os ricos do que proteger os pobres.
O médico sanitarista Oswaldo Cruz é nomeado Diretor Geral de Saúde pública para combatera peste bubônica, a varíola e a febre amarela.
Oswaldo Cruz cria o Serviço de Profilaxia da Febre Amarela e o Regulamento Processual da Justiça Sanitária, expande a legislação sanitária, incorporando os serviços de higiene defensiva, a polícia sanitária, a profilaxia geral e a higiene domiciliária do Distrito Federal.
Em 1904 ele reorganiza os serviços de higiene administrativa da União, comênfase nas medidas repressivas de vigilância e polícia sanitárias.
Em 3 anos e meio (1906) a febre amarela foi extinta.
Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina contra a vacinação obrigatória contra a varíola.
Em 1918 a Liga Pró-Saneamento do Brasil defende o saneamento dos sertões para civilizar o país.
Em 1919 é criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, que aumenta a presença do poder públicoem quase todas as unidades da federação, criando o Fundo Sanitário Especial, um mecanismo de financiamento de ações em saúde pública no interior do país.Com a Gripe Espanhola no mesmo ano, surge o reconhecimento da necessidade de centralização de algumas ações de saúde pública no país. O próprio presidente Rodrigues Alves foi morto pela referida gripe.
Em 1920 Carlos Chagas promoverá uma reformacom a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, composto por vários órgãos de fiscalização, sendo regulamentado em 1923 pelo Decreto 16.300.
Em 1922 vários estados fazem acordos de cooperação com a União em termos de Saúde Pública.
Em 1928 ocorre a Reforma Sanitária, que transfere as ações de saúde para os municípios (municipalização).
FONTES:
___. Unidade 1 - Da República Velha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história do Sistema Único de Saúde no Brasil
  • Resumo História da Saúde Pùblica no Brasil
  • resumo da historia da saude publica no Brasil
  • resumo do filme história de saúde publica do brasil
  • Resumo sobre documentário história da saúde pública no Brasil
  • historia da saúde publica no brasil
  • HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
  • História das políticas de saúde no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!