Resumo da história de Roma e Alta Idade Média

Páginas: 10 (2337 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
História

Roma

Roma é localizada na região oeste da península itálica. Chegou a ser a capital do maior Império da Antiguidade, sendo centro político e administrativo de grande parte do mundo descoberto até então.
Os povos que habitavam a península itálica eram os italiotas no centro e os etruscos ao norte. Roma surgiria como um ponto de devesa para habitantes da área central, fundada pelositaliotas contra os etruscos.
A história de Roma é divida em três partes: Monarquia, República e Império.

Monarquia

Na época monárquica, o rei exercia diferentes funções, mas já era existente o poder legislativo, formado pelo Senado ou Conselho dos Anciãos. Esse limitava os poderes do rei. A Cúria era responsável por julgar a decisões do Senado.
Na pirâmide social, tínhamos:
-Patrícios:Eram membros da aristocracia, no topo.
-Plebeus: Nas posições médias, composta de pequenos agricultores e comerciantes. Os plebeus não participavam da Assembleia.
-Clientes: Não eram proprietários de terras e viviam à disposição dos patrícios. Os laços unidos entre clientes e patrícios eram sagrados e hereditários.
-Escravos: Eram recrutados pela derrota em guerras ou serviam por escravidãode dívidas. Não tinham direitos e não eram muitos em quantidade.
Os membros da elite romana expulsaram os etruscos de Roma. O Rei de origem etrusca teria se aproximado das classes mais baixas da sociedade para fortalecer seu governo, porém, o império etrusco já estava em decadência. O filho do rei foi pego violando a lei, e os patrícios aproveitaram a oportunidade para instituir a República.República

A República apresentava diversas instituições políticas, todas exercidas por patrícios. O Senado havia se tornado o principal órgão da República, preparando leis e decidindo todas as questões políticas do Estado. As Assembleias foram criadas para atender a plebe, e eram responsáveis pela votação de projetos e nomeações a cargos públicos. A Centuriata elegia os mais importantes cargosgovernamentais.
Na hierarquia da Magistura:
-Os Cônsules eram os de maior importância, sendo 2 cônsules por mandato de um ano.
-Os Pretores se encarregavam da administração da justiça.
-Os Censores consideravam a renda dos cidadãos
-Os Edis trabalhavam nas questões referentes ao espaço urbano
-Os Questores controlavam o tesouro público.
Essa estrutura política, comandada pelos patrícios,marginalizava os plebeus. Assim, os plebeus desejavam igualdades de direito e se rebelaram.
A população trabalhadora passou a desejar mudanças políticas romanas. Com isso, os plebeus rebelados abandonaram a cidade, imobilizando-a de fazer atividades trabalhadoras e servidoras. Dessa maneira, os plebeus forçaram o atendimento de seus desejos.
Os plebeus foram colocados mais próximos da vida políticapor meio de um representante com poder de veto. Isso só virava exceção nos períodos de distúrbio social, quando o poder passava a um ditador indicado pelos Cônsules.
Três leis foram impostas:
-Lei das Doze Tábuas: Inibia arbitrariedades praticadas sem conhecimento da lei
-Leis Licínias: Suspendeu a escravidão por dívidas.
-Lei Canuleia: Permitia casamento entre patrícios e plebeus

GuerrasPúnicas

Roma teve uma grande expansão territorial, dominando a península itálica. Depois, se dirigiram a Cartago, que tinha colônias na Sicília, Córsega e Sardenha. O interesse nas terras férteis da Sicília desencadeou as Guerras Púnicas.
1a Guerra: Roma entrou em guerra contra Cartago, e venceu. As ilhas da Sicília, Córsega e Sardenha foram entregues aos romanos.
2a Guerra: Cartago, mesmoderrotada, passou a explorar as minas da Espanha. Isso desagradava Roma, que tentou evitar outra guerra. Porém, o exercito de Cartago recusou e derrotou os romanos. Porém, o exercito romano se recuperou, e chegou a Cartago e venceu a batalha que travou.
3a Guerra: O domínio do Mediterrâneo pelos romanos era evidente. As tropas romanas tiveram pretexto para guerrear com Cartago. Assim, destruiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Decadência de Roma e a Alta Idade Média
  • História da Educação
  • Resumo Pré-História, Idade Média e Idade Média
  • RESUMO SINTESE: “A ALTA IDADE MÉDIA OCIDENTAL”
  • RESUMO (A ALTA IDADE MEDIA E A EDUCAÇÃO FEUDAL)
  • Resumo
  • A alta idade media
  • Alta e Baixa Idade Média

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!