Resumo da gramática

Páginas: 27 (6613 palavras) Publicado: 31 de maio de 2012
Questões fundamentais para o ensino de gramática.

Capítulo 1
1. Objetivos do ensino de língua materna.

“Ao dar aula de uma língua para falantes nativos dessa língua é sempre preciso perguntar: "Para-que se dá aulas de uma língua para seus falantes?”ou, transferindo para o nosso caso específico, "Para que se dá aulas de Português a falantes nativos de Português?"
Fundamentalmente pode-sedar a essa pergunta quatro respostas. Vamos apresentá-las, começando por aquela que julgamos fundamental por ser mais pertinente e produtiva para o ensino de Português.
Portanto, este desenvolvimento deve ser entendido como a progressiva capacidade de realizar a adequação do ato verbal às situações de comunicação (cf. Fonseca e Fonseca, 1977:82). A competência comunicativa implica duas outrascompetências: a gramatical ou lingüística e a textual.
A competência gramatical ou lingüística é a capacidade que tem todo usuário da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor) de gerar seqüências lingüísticas gramaticais[1], isto é, consideradas por esses mesmos usuários como seqüências próprias e típicas da língua em questão.” (pág.; 17)
“A competência textual é a capacidade de, em situações deinteração comunicativa, produzir e compreender textos considerados bem formados. E segundo Charolles (1979), seriam essencialmente as seguintes:
a) capacidade formativa, que possibilita aos usuários da língua produzir e compreender um número de textos que seria potencialmente ilimitado e, além disso, avaliar a boa ou má formação de um texto dado,
c) capacidade qualificativa, que possibilita aosusuários da língua dizer a que tipo de texto pertence um dado texto, naturalmente segundo uma determinada tipologia.” (pág.: 18)

“Daí se deduz a importância para o ensino de uma teoria que trata especificamente do texto e o vê como espaço intersubjetivo, resultado da interação entre sujeitos da linguagem que atuam em uma situação de comunicação para atingir determinados objetivos, ou seja, para aconsecução de uma intenção mediante o estabelecimento de efeitos de sentido pela mobilização de recursos lingüísticos que, em seu conjunto, constituem textos.
> Na segunda resposta são englobados dois objetivos de ensino de Português que são preocupação freqüente dos professores de Português:
a) Levar o aluno a dominar a norma culta ou língua padrão;

b) Ensinar avariedade escrita dalíngua.” (pág.: 19)

Capítulo 2
2. Concepções de linguagem.

“Outra questão importante para o ensino de língua materna é a maneira como o professor concebe a linguagem e a língua, pois o modo como se concebe a natureza fundamental da língua altera em muito o como se estrutura o trabalho com a língua em termos.
A primeira concepção vê a linguagem como expressão do pensamento. Para essaconcepção as pessoas não se expressam bem porque não pensam. A expressão se constrói no interior da mente, sendo sua exteriorização apenas uma tradução.
São elas que se constituem nas normas gramaticais do falar e escrevei "bem" que, em aparecem consubstanciadas nos chamados estudos lingüísticos tradicionais que resultam no que se tem chamado de gramática normativa ou tradicional.” (pág.: 21)
“Asegunda concepção vê a linguagem como instrumento de comunicação, como meio objetivo para a comunicação. Nessa concepção a língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transmitir uma mensagem, informações de um emissor a um receptor. Esse código deve, portanto, ser dominado pelos falantes para que a comunicação possa ser efetivada.Essa concepção levou ao estudo da língua enquanto código virtual, isolado de sua utilização — na fala (cf. Saussure) ou no desempenho (cf. Chomsky).” (pág.: 22)
“ A terceira concepção vê a linguagem como forma ou processo de interação. Nessa concepção o que o indivíduo faz ao usar a língua não é tão-somente traduzir e exteriorizar um pensamento, ou transmitir informações a outrem, mas sim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da gramatica
  • Resumo gramatica
  • Resumo gramática
  • Resumo de gramática
  • Resumo gramática
  • Resumo gramatica
  • Resumo de sofrendo a gramática, perini.
  • Resumo das gramaticas Castilha e Cunha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!