Resumo da disciplina Educação e Trabalho. cederj.Pedagogia. UnirioAP2

3763 palavras 16 páginas
EDUCAÇÃO E TRABALHO – AP2
TEXTO 9: O TRABALHO NO PÓS-FORDISMO
Acumulação Flexível;
Desde o final da década de 40 e durante os anos 50, as empresas japonesas e, sobretudo, a Toyota vinham lutando contra uma economia local recessiva (crise financeira), falta de demanda, greves e um contexto de guerra contra a Coréia. O desafio consistia em produzir somente o necessário para atender à demanda. “O ideal seria produzir exatamente aquilo que é necessário e fazê-lo no tempo exatamente necessário”.
A flexibilidade originou-se, segundo o engenheiro Ohno, da própria necessidade do Japão de produzir pequenas quantidades de muitos modelos diferenciados de produtos. Para dar conta dessa necessidade, a Toyota monta a “fabrica mínima” ou “fábrica flexível” com o mínimo de trabalhadores. O ponto de partida é a redução ou eliminação dos estoques. Além dessa estrutura mínima da fábrica, Ohno busca criar mecanismos para intensificar, ao máximo, o ritmo de produção.
Diante dessa necessidade de organizar a produção a partir da demanda, Ohno elaborou o “Método Toyota” que se constitui de dois princípios básicos: a) Autonomação e auto-ativação: máquinas automáticas que tenham autonomia de parar a produção no momento em que um defeito apareça. b) o Just in time e o seu complementar Método Kanban: consistem em organizar a produção, a venda, a encomenda e o trabalho de forma ágil, rápida, flexível e integrada. O kanban, segundo Coriat, é um sistema de reposição de peças que funciona na mesma lógica dos supermercados: a mercadoria é reposta na medida em que for vendida.
No toyotismo o trabalhador está submetido à seguinte forma de trabalho: “múltiplas tarefas; pagamento pessoal (sistema detalhado de bonificações); eliminação da demarcação de tarefas; longo treinamento no trabalho; organização mais horizontal no trabalho; aprendizagem no trabalho; ênfase na corresponsabilidade do trabalhador; grande segurança no emprego para trabalhadores centrais (emprego perpétuo).

Relacionados