Resumo Da Arte Egipicia Vers O 97 2003

371 palavras 2 páginas
Arte Egípcia
Edifícios, pinturas, esculturas e artes aplicadas do antigo Egito, da pré-história à conquista romana no ano 30 a.C. A história do Egito foi a mais longa de todas as civilizações antigas que floresceram em torno do Mediterrâneo, estendendo-se, quase sem interrupção, desde aproximadamente o ano 3000 a.C. até o século IV d.C. Todas as manifestações artísticas estiveram, basicamente, a serviço do estado, da religião e do faraó, considerado como um deus sobre a terra. Desde os primeiros tempos, a crença numa vida depois da morte ditou a norma de enterrar os corpos com seus melhores pertences, para assegurar seu trânsito na eternidade.
Arquitetura
As mega construções egípcias (templos, pirâmides e outros grandes monumentos) eram feitos para atestar a grandiosidade e o poder político e religioso dos faraós.

Pinturas
Os artistas eram anônimos e na sua obra deveriam revelar um perfeito domínio das técnicas; Dentre as regras estava a lei da frontalidade(tronco da pessoa e um dos olhos de frente e cabeça, pernas e pés de perfil);Não estavam preocupados com proporçãonem com perspectiva; Não deveria apresentar uma reprodução naturalista. No novo imperioA postura rígida das figuras é abandonada;Elas ganham movimento, chegando até ocorrer desobediência à lei da frontalidade.

Esculturas
Para os egípcios, além da mumificação, era importante encomendar uma escultura da pessoa morta que reproduzisse seus traços físicos. Essa era uma forma de “eternizar” o morto;As estátuas também tinham a função de servir como um abrigo ao ka (espírito), caso o corpo mumificado se deteriorasse; São características fortes: os ombros largos e quadris estreitos, adornos na cabeça e a postura rígida; A pose era sempre frontal, com braços próximos ao corpo.

A escrita
A escrita egípcia que se desenvolveu a partir do ano 3.300 a.C. e compreendia um sistema de mais de 600 símbolos gráficos era denominada de hieróglifos (que significa “inscrição sagrados”).Os hieróglifos foram decifrados

Relacionados

  • Dicionario de filosofia
    194265 palavras | 778 páginas
  • Filosofia do direito
    191158 palavras | 765 páginas
  • Dicionário
    201895 palavras | 808 páginas
  • Democracia e dereitos humanos
    61319 palavras | 246 páginas