Resumo da apresentação sobre o artigo: “Os sachês de catchup e maionese como tema gerador no ensino de funções químicas inorgânicas”

1014 palavras 5 páginas
UFF/ICEX – Curso de Licenciatura em Química

Disciplina: Química do Cotidiano

Relatório de Aula Prática
Resumo da apresentação sobre o artigo: “Os sachês de catchup e maionese como tema gerador no ensino de funções químicas inorgânicas”

Acadêmicos: Emerson Sócrates Lopes Lays Coutinho

Professor: Isaque

Volta Redonda, 13 de novembro de 2013.

1- Introdução

Nas escolas de ensino médio o ensino de química é abordado desvinculado de um contexto, onde os professores não relacionam conceitos de química com a vivência do aluno. Desta forma os alunos não conseguem interpretar questões que envolvam gráficos, leituras de tabelas ou até mesmo questões interdisciplinares. E assim, este modelo de escolarização (ensino tradicional) foca apenas na transmissão-recepção de conteúdos pré-estabelecidos.
É necessário mostrar como a química está presente no nosso dia-a-dia e assim desenvolver a capacidade de tomada de decisão, implicando assim a necessidade de vinculação do conteúdo com o contexto social em que o aluno está inserido.
Este artigo teve como objetivo melhorar a qualidade da educação no ensino de química, explorando com os alunos o ensino de funções químicas inorgânicas através dos constituintes (aditivos) contidos em embalagens (sachês) de catchup e maionese.
Este tema foi motivado além da necessidade de contextualizar e levar a realidade do aluno para sala de aula, o fato que os jovens consomem vários produtos industrializados devido à falta de tempo e a praticidade que estes oferecem.

2- Objetivo

Utilizando esse tema, podemos tirar como objetivo explorar o conhecimento químico e incentivar o ensino da química de forma atual e contextualizada ao dia-a-dia do aluno.
Essa abordagem contextualizada em fatos com base em vivências sociais facilita a construção de forma interdisciplina do pensamento e a aprendizagem significativa dos conteúdos.

3- Metodologia

O método empregado consistiu numa pesquisa

Relacionados