Resumo Da 2ª gurra mundial

418 palavras 2 páginas
Resumo Da Apresentação Podemos dizer que uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial foi o Tratado de Versalhes, assinado em 1919 e que encerrou oficialmente a Primeira Guerra, determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra e obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências.
O conflito sangrento que deixou irreparáveis danos em toda a humanidade. China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e EUA formavam os Aliados, enquanto que Alemanha, Japão e Itália formavam as Potências do Eixo. Na Europa surgiram partidos políticos que pregavam a instalação de um regime autoritário. Esses partidos formavam um movimento denominado Fascismo, eles acreditavam que a democracia era um regime fraco e incapaz de resolver a crise econômica. Alguns desses países eram a própria Alemanha, a Itália e a Espanha.
Na Alemanha, Hitler queria formar uma “raça ariana”, ou seja, uma raça superior a todas as outras. O início da guerra se deu quando Hitler invadiu a Polônia em setembro de 1939.
O final da guerra começou quando Hitler deslocou suas tropas em direção ao Cáucaso, fonte de petróleo da URSS, pois foi nessa região que aconteceu a Batalha de Stalingrado. Essa Batalha é considerada a maior derrota alemã na guerra. No dia 30 de Abril de 1945 Hitler se suicida e no dia 8 de maio a Alemanha se rende.
Na Guerra, os nazistas anti-semitas que odiavam os judeus e queriam eliminá-los para garantir a superioridade da raça ariana. Os judeus eram enviados aos campos de concentração para serem mortos, que no total somavam mais de 6 milhões.
A guerra terminou em 1945 e deixou para trás mais de 40 milhões de mortos e cidades em ruínas, fora os que ficaram mutilados, sem moradia e sem família. Os Aliados instauraram o Tribunal de Nuremberg para julgar os fascistas por crimes de guerra. Os nazistas responsáveis pela morte de judeus ou civis foram condenados à morte ou à prisão perpétua.
Logo após a guerra

Relacionados

  • Uma Reflexão acerca das expressões da Questão Social a partir do fluxo migratório no período pós Zona Franca de Manaus
    9464 palavras | 38 páginas
  • UMA HISTÓRIA CRÍTICA DO FOTOJORNALISMO OCIDENTAL
    109831 palavras | 440 páginas