Resumo da ética de epicuro

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
Resumo da Ética de Epicuro

A ética epicurista é basicamente um hedonismo. Segundo o epicurismo, o motor e a meta da vida humana são identificados ao prazer. Eis o que afirma Epicuro: “Chamamos aoprazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem com critério do efeitoque produz”.
Mas o hedonismo epicurista, embora considere todo prazer como corpóreo, não legitima qualquer tipo de prazer. A meta do epicurismo é o prazer em repouso, que não consiste em satisfazeruma necessidade; é antes, eliminar a necessidade, atingir a ausência de dor (indolentia). Não que esse prazer se resuma à negação da dor, a um vazio efetivo, sua positividade é que é plena, isenta dequalquer pesar, carência, necessidade. Por isso, Epicuro opõe-se à busca desenfreada pelos bens, segundo ele precisa-se de bem pouco para ser feliz.
O ápice do prazer epicurista é a conquista daimperturbabilidade de espírito (ataraxia). Mas a ela só se chega pelo discernimento da diversidade dos desejos, pois nem todos devem ser atendidos. Pois segundo o epicurismo: “Alguns desejos sãonaturais e necessários; outros são naturais e não necessários; outros nem naturais nem necessários, mas nascidos apenas de uma vã opinião”.
O hedonismo epicurista alia prazer a serenidade. Mas caraEpicuro, administrar os desejos, para manter-se “nos limites impostos pela natureza”, é o caminho que conduz a essa serena felicidade. Esse controle racional da afetividade coloca a existência humana emsintonia com a natureza das coisas revelada pela física e impede que se siga na direção apontada pelo desejo que não expressa uma necessidade natural, antes constitui imposição do meio social em seuaparente progresso.
Mas para conquista dessa felicidade, faz-se necessário a libertação da alma, que na inscrição de Enoanda aparece sob a forma de tetraphármakon, o quadruplo remédio composto por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ética de Epícuro
  • Ética em epicuro
  • Ética para Epicuro
  • A ética em Epicuro
  • Ética de epicuro
  • etica socrates aristotles e epicuro
  • Materialismo e ética do prazer em Epicuro
  • Análise do prazer na ética de epicuro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!