resumo cursopreparatório

22592 palavras 91 páginas
2 – PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Porto Alegre: Artmed, 2008.

APRESENTAÇÃO
Nesta obra o diálogo entre teoria e prática permeia todo o texto e para que isso acontecesse foi de fundamental importância a parceria de escolas e de professoras que organizam seu trabalho educativo em torno dos projetos de trabalho.
O livro estrutura-se em dez capítulos.
1º capítulo - Aborda as origens da palavra projeto e como foi sendo construído nos diferentes momentos da história da educação.
2º capítulo- Justifica a retomada desse modo de organizar o ensino na perspectiva dos novos paradigmas da ciência, explicitando como se dá a aprendizagem humana e o que significa trabalhar com projetos no contexto atual.
3º capítulo - Busca na etimologia da palavra projeto seu entendimento em uma abordagem pedagógica.
4º capítulo - Procura fazer compreender que trabalhar com projetos não se encerra nas paredes de uma sala de aula.
5º e 6º capítulos- Discuti as questões mais estruturais, voltadas ao planejamento: diferentes modos de operacionalizá-lo e o papel que desempenham os diversos atores desse processo: educadores, alunos e pais.
8º e 9º capítulos – Demonstra que é necessário rompermos com as tradicionais práticas usadas para avaliar quando nos propomos a trabalhar com projetos de trabalho.
10º capítulo- Traz uma abordagem do trabalho desenvolvido na região da Reggio Emília, na Itália, realizando uma breve discussão metodológica e a exemplificação do cotidiano, por meio do relato de um projeto desenvolvido em uma das escolas dessa rede de ensino.

Capítulo 1: ERA UMA VEZ...
TRAJETOS E PROJETOS
A vida dos seres humanos é constituída por uma constante elaboração e reelaboração de projetos. Esse vocábulo, portanto, não é de domínio exclusivo do campo educacional. Observamos o uso dos projetos em diferentes áreas do conhecimento, como a arquitetura, a engenharia, a sociologia.
Na área educacional o

Relacionados