Resumo crítico do artigo "Sources, Procedures, and Microeconomic Effects of Innovation" de Giovanni Dosi

2033 palavras 9 páginas
Sources, Procedures, and Microeconomic Effects of Innovation
Um resumo crítico do artigo de Giovanni Dosi

Em Sources, Procedures, and Microeconomics Effects of Innovation, de 1988, Giovanni Dosi faz um estudo conceitual e analítico do papel da inovação nas economias de mercado contemporâneas. Com base em discussões e dados de outras contribuições ao tema, inclusive artigos de sua própria autoria, Dosi constrói todo um arcabouço de conceitos, definições e análises relacionados às origens e aos efeitos da inovação na firma e em toda estrutura industrial. O texto reúne estudos empíricos de outros trabalhos, teses próprias e conjecturas sobre o futuro das pesquisas na área abordada.
A discussão tem como foco definir as características principais do processo de inovação, os fatores por trás do desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos, e os fenômenos de seleção de determinadas inovações e seus efeitos na evolução das estruturas industriais. O estudo de Dosi vai se contrapor às visões mainstream, que se limitam a caracterizar o progresso tecnológico como um fenômeno exógeno, defendendo durante todo o estudo a essência endógena deste progresso, seguindo portanto a linha neoschumpeteriana da competição industrial como um processo evolutivo. De fato, os trabalhos de influentes autores desta corrente, como R. Nelson e S. Winter, são extensamente citados e utilizados na construção do estudo.
O autor inicia sua argumentação apresentando dados de alocação de recursos em atividades de pesquisa pura e aplicada para uma série de países, incluindo os Estados Unidos, o Japão e a Alemanha. Ele aponta para o fato de que, em regra, pesquisas puras são financiadas por instituições sem fins lucrativos, como governos e universidades federais, enquanto a indústria investe em pesquisas e desenvolvimento aplicados. Uma importante ressalva quanto aos dados de investimentos em inovação é a existência de acumulação de conhecimentos informais ou tácitos, como os processos

Relacionados

  • Desenvolvimento gerencial
    8718 palavras | 35 páginas
  • Dissertação completa Adriana faria Gontijo Assuncao
    42477 palavras | 170 páginas
  • Livro Vol8 2013
    70699 palavras | 283 páginas