Resumo Critico - Hobbes

Páginas: 4 (925 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2014
Viviam na época movimentos revolucionários. Guerra dos trinta anos, Revolução Puritana, a qual foram conseqüências das tendências imperialistas de diversas potências europeias que encontravam cadaqual uma justificativa para suas ações seja religiosa ou nacionalista.
Hobbes que foi amigo e discípulo de Bacon (materialista e empirista também) conheceu Galileu e Descartes, era filho de um vigárioviolento e de pouca cultura. Ele foi educado por um tio e assim teve uma boa formação "acadêmica". A perspectiva de viver numa guerra civil o fez pensar em sua teoria política, visto que seu pontoprincipal a preservação da vida e da paz para assegurar segurança, pois segundo ele o homem teme a morte violenta.
- onde parte o conflito:
Neste capítulo Hobbes afirma que o homem por natureza éigual ao semelhante e como o homem é egoísta, desta igualdade resultam conflitos, surgindo a competição a qual culmina numa situação insustentável onde só um poder comum pode controlar, isto é , o Estado.Visão de Hobbes que não convêm ao fato da guerra contra o trafico
Justamente pelo medo da morte violenta é que as suas "paixões" os levam a querer o conforto, o deleite fazendo com que os homensmantenham a paz e a segurança por meio de um esforço comum, isto é um acordo estabelecido pela razão.
JAMERSON Hobbes foi um teórico preocupado em lançar as bases do Estado moderno. Ele era umcontratualista e individualista ( O individualismo é uma marca do capitalismo moderno. O indivíduo como centro, autônomo, dono do seu destino, ordenador do mundo. Contra o coletivismo (o rebanho) religiosomedieval). Afirmava que os homens aceitaram reduzir a sua liberdade em nome de um estado para acabar "a guerra do homem contra o homem (cada homem é um lobo do seu próximo)". O Estado aparece como obrade um contrato para refrear as crises e lutas entre os cidadãos e garantir a paz social, a ordem. Um Estado duro, absoluto em seu poder. Mas é preciso entender Hobbes em seu contexto, em sua época...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Hobbes
  • Resumo crítico
  • resumo critico
  • Resumo crítico
  • resumo critico
  • Resumo Crítico
  • resumo critico
  • RESUMO CRITICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!