RESUMO crescimento e controle do crescimento microbiano

Páginas: 17 (4214 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
CRESCIMENTO MICROBIANO
Caracterizado pelo aumento do número de MO (população) e não do tamanho das células. O crescimento microbiano é feito por fissão binária e os fatores necessários para o crescimento dividem-se em físicos e químicos.
*tempo de geração: enquanto tempo uma célula se divide em duas por fissão binária. É o período necessário para que as células em uma população microbianaaumentem, dividam e produzam duas novas células apara cada uma que existia anteriormente. Varia consideravelmente entre organismos devido à utilização de nutrientes.
Maioria das bactérias: 1 a 3 horas
Fatores físicos
- Temperatura
A maioria dos MO crescem bem nas temperaturas ideais para os seres humanos, porém, existem aqueles que crescem em temperaturas extremas. Os MO são classificados em três gruposprincipais em relação a temperatura de crescimento: psicrófilos (crescem em baixa temperatura), mesófilos (crescem em temperaturas moderadas) e termófilos (crescem em altas temperaturas).
Cada espécie bacteriana cresce a uma temperatura específica mínima, ótima e máxima. A temperatura mínima de crescimento é considerada a menor temperatura em que a espécie é capaz de crescer. A temperatura ótimade crescimento é aquela em que a espécie apresenta o melhor crescimento. A temperatura máxima de crescimento é a temperatura mais alta em que ainda é possível haver crescimento.
*psicrotróficos: organismos que degradam alimentos – só crescem bem quando comparados a outros MO.
Psicrófilos → psicrotróficos → mesófilos → termófilos → hipertermófilos
O método mais utilizado na preservação dosalimentos é a refrigeração. Esse método tem como base o fato de a velocidade de reprodução dos MO diminuir em baixas temperaturas. Portanto, refrigeração e congelamento não matam as bactérias. Na refrigeração há diminuição da velocidade de crescimento e no congelamento há o bloqueio do crescimento e pode haver diminuição do número de MO. Em refrigeradores, os MO patogênicos não crescem.
Temperaturaótima é aquela mais próxima do limite superior da variação de temperatura, porque a velocidade das reações enzimáticas aumenta até um ponto em que as enzimas são danificadas pelo calor.



- pH
A maioria das bactérias cresce melhor em uma faixa estreita de pH perto da neutralidade, entre 6,5 e 7,5. Poucas bactérias são capazes de crescer em pH ácido, como 4, por exemplo. Por isso, a acidez é utilizadana conservação dos alimentos. No entanto, existe bactérias acidófilas que apresentam alto grau de tolerância à acidez. A alcalinidade também inibe o crescimento microbiano, mas raramente é utilizada na preservação de alimentos.
- Pressão osmótica
Os MO retiram da água a maioria dos seus nutrientes solúveis e, portanto, necessitam de água para seu crescimento, até porque seu conteúdo celular temde 80 a 90% de água. A água presente dentro da célula pode ser removida por elevações na pressão osmótica.
Quando uma célula se encontra em uma solução contendo concentração de soluto superior àquela do interior da célula (solução hipertônica) ocorrerá a passagem da água de dentro da célula através da membrana plasmática para o meio hipertônico. A perda de água por osmose causa plasmólise oudiminuição (encolhimento) do citoplasma.
A importância desse fenômeno está na inibição do crescimento no momento em que a membrana plasmática se separa da parede celular. Assim, a adição de sais (ou outros solutos) numa solução, com consequente aumento da pressão osmótica, pode ser utilizada na preservação dos alimentos. Portanto, alta concentração de soluto remove a água do interior da célulamicrobiana impedindo o seu crescimento.
Fatores químicos
- Carbono
Compreende metade do peso seco da célula bacteriana e é essencial para a síntese de todos os compostos orgânicos necessários para a viabilidade celular, sendo considerado o elemento estrutural básico para os seres vivos.
- Nitrogênio, enxofre e fósforo
Compostos necessários para a síntese de proteínas, DNA, RNA e ATP.
Os MO utilizam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO
  • Crescimento E Controle Microbiano
  • Controle do crescimento microbiano
  • Relatório controle do crescimento microbiano
  • Controle do crescimento microbiano
  • Controle e crescimento Microbiano
  • Controle do crescimento microbiano
  • Aula 8 Controle de Crescimento Microbiano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!