Resumo crítico i keeping track of our changing environment united nations environment programme

Páginas: 12 (2831 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
Escola de Artes Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

RESUMO CRÍTICO I
KEEPING TRACK OF OUR CHANGING ENVIRONMENT
UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME

ACH0021 - Recursos Naturais e Meio Ambiente
Professor André Felipe Simões

Luís Gregório Piérola
Nº USP: 7974305
Turma 02

São Paulo 20 de maio, 2012
INTRODUÇÃO___________________________________________________

Aatual notoriedade das questões ambientais apesar de muito recente em relação à história do homem moderno, possui seu berço em acontecimentos do século passado. Acidentes ambientais sempre ocorreram, porém casos como o de Minamata em 1941 que causaram doenças e morte devido a contaminação por mercúrio chamaram a atenção do mundo, entretanto a interferência do homem não era incluída na causa dosincidentes, pois estudos da ação antrópica eram poucos. Portanto surgiram debates e perguntas sobre como o homem moderno era capaz de interferir na autorregulação do planeta e como isso era diretamente ou indiretamente danoso a sociedade e natureza.
Era comum igualar tais questões ambientais como um freio ao desenvolvimento, pois existem ambientalistas extremistas que são contra o modeloeconômico, desejam a aplicação de medidas extremas. E enquanto isso os chefe de estados e líderes empresariais não davam importância a qualquer problema ambiental, vendo a situação como um peso nas costas e uma idéia anticapitalista. Graças as conferências de nível internacional esse engano está sendo quebrado e mais líderes conseguem perceber que é possível uma relação harmoniosa entre esses dois grupos.Foi na conferência das nações unidas sediada no Rio de Janeiro em 1992, Eco 92, que termos como desenvolvimento sustentável foram consagrados e uma conciliação entre a ciência econômica e ciência ambiental foi fundada. Após 20 anos dessa conferência, a RIO+20 será a próxima a ser realizada, ela tem como objetivos analisar a situção da sociedade durante esses vinte anos passados e criar novasmetas para os anos seguintes.
Esses vinte anos entre as conferências foram um marco na história da tecnologia e da comunicação. Os computadores portáteis, os celulares e os tablets munidos com a internet tornaram o mundo mais unido, com o acesso a rede é possível uma conferência simultânea com diversas pessoas no mundo e uma tese pode ser divulgada para milhões de pessoas em segundos. Isso é umaevidência da globalização e possui um papel fundamental pois reunir ideias, promove debates,instiga pesquisas, divulga teses, trabalhos e disponibiliza para os interessados. A Ilha de Samos na antiga Grécia era uma parada obrigatória para as embarcações da época, era um lugar repleto de pessoas de lugares diferentes, com ideias diferentes, muitos conhecimentos foram criados a partir desseintercâmbio de ideias, atualmente esse é o papel da internet.
Portanto a partir das conferências, da criação de novas ideias e da divulgação desse conhecimento, muitas pesquisas socioambientais foram feitas e divulgadas tornando o assunto mais difundido na sociedade. Resta analisar os resultados e metas desses vinte anos entre os diversos aspectos, e como efetivamente essas reuniões estão influenciandona sociedade num âmbito global.


População e Economia_____________________________________________

É evidente que as interferências humanas no meio ambiente são de proporções imcomparáveis a qualquer outra espécie viva. Em 2010 alcançamos o número de 7 Bilhão de habitantes, isso representa um aumento de 26% da população mundial em torno de vinte anos. Para agravar a situação, é apopulação urbana a dominante no mundo, mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, que necessita de diversos seviços que causam impacto ambiental, que sera citado depois. É notável perceber que dentro do sistema existe diversos setores que contribuem de maneira distinta entre si no impacto ambiental, aqui segue um trecho da escrita de Aldo Paviani, Professor titular e Pesquisador da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • The effect of environment on happiness
  • the environment
  • Environment international
  • Cabin environment
  • Business environment
  • Creating an agile environment
  • Java SE Runtime Environment 7
  • Consumerism, environment effects and solutions

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!