Resumo crítico sobre ethos, práxis e conflito

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 17 de junho de 2012
Universidade Federal de Goiás
Campus de Catalão









Bacharelado em Administração



Filosofia Ética



Resumo crítico sobre Ethos, Práxis e conflito











Catalão, 02 de julho de 2011.


Universidade Federal de Goiás
Campus de Catalão




Bacharelado em Administração



Filosofia Ética



Professor: Cléudio


Alunos: Amarilda deBarros Bezerra
Daniele dos Santos
Liliane de Oliveira Lima
Luciana Santos
Petrônio Junior
Renata Cristina da Silva






















Catalão, 02 de julho de 2011.

O autor Henrique C. de Lima Vaz nos diz que a ética é “a codificação racional de um ethos que se supõe vivido pelacomunidade histórica, ou que esta se supõe viver”. Esta abordagem sobre o comportamento humano, em suas particularidades, cria um saber racional sobre o ethos chamado Ética.
O ethos é a “transcrição da physis na peculiaridade da praxis ou da ação humana e das estruturas histórico-sociais que dela resultam”. Physis e ethos são “manifestações primeiras do ser”.
Segundo Vaz, a primeira acepçãoetimológica de ethos (com eta inicial) designa a morada do homem. O ethos é a casa do homem. Esta metáfora da morada indica que o mundo torna-se habitável ao homem, a partir de uma assimilação ética dos costumes. Mas também, o espaço do ethos não é dado ao homem, mas por ele incessantemente reconstruído.
A segunda acepção traz o ethos (com épsilon inicial) que diz respeito ao comportamento que resultade um repetir-se dos mesmos atos. Este conceito delimita o ethos como o processo formador do hábito (hexis). Assim, o homem faz a inscrição de seu ethos na praxis humana vivida e exigida dentro de uma hexis, hábito vivido e sempre reconstruído.
Por conseguinte Vaz ressalta que no ethos e o conflito ético o indivíduo vindo depois de constituído o ethos, seria precedido por ele e, portanto porele predeterminado. E afirma que a liberdade introduz no movimento dialético do ethos o momento do poder-ser, o espaço que se abre entre a particularidade da praxis como ato do indivíduo no aqui e agora, e a singularidade da mesma praxis que de efetiva concretamente como realização da universalidade do ethos no agir virtuoso.
O movimento constitutivo do ethos percorre esse domínio depossibilidade onde se traça o caminho da liberdade como oscilação entre o não-ser da recusa e o ser do consentimento ao bem entre a praxis como ato do indivíduo empírico e a praxis como agir do homem bom. Por outro lado, não estando submetido a qualquer forma de determinismo, o movimento imanente ao ethos, através do qual ele passa da universalidade do costume à singularidade da ação eticamente boa, trazinscrita na sua própria natureza, além da possibilidade da ação eticamente má, a virtualidade de uma que pode ser caracterizada como conflito ético. No entanto o conflito ético se distingue essencialmente seja do niilismo ético, seja da ação eticamente má ou da falta que tem lugar no interior do movimento que conduz à ação eticamente boa.
O conflito ético se desenha, pois, como fenômenoconstitutivo do ethos que abriga em si a indeterminação característica da liberdade, atesta igualmente a peculiaridade da natureza histórica do ethos em permanente interação. Ele se dá propriamente no campo dos valores, e seu portador não é indivíduo empírico, más sim indivíduo ético que se faz intérprete de novas e mais profundas exigências do ethos.
O conflito ético deve, pois, ser caracterizadofundamentalmente como conflito de valores e não como simples revolta do indivíduo contra a lei. O portador de novos valores éticos exerce uma crítica da racionalização ideológica ao transgredir os limites da esfera da utilidade e do interesse. É talvez a idéia de transgressão pensada imediatamente em oposição ao tabu - ruptura dos limites impostos ao indivíduo por um ethos entendido segundo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo critico sobre o bruxismo
  • Resumo critico sobre o bruxismo
  • Resumo Critico Sobre Liderança
  • Artigo crítico sobre a Ethos na gestão ambiental
  • Resumo sobre: administração de conflitos
  • Resumo critico sobre racismo nos esportes
  • Resumo critico sobre geografia agraria
  • Resumo Critico Sobre Mito 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!