Resumo crítico do texto "na medida certa", de alexandre vinícius campos damasceno

Páginas: 4 (896 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2012
Ciências Sociais
Profa. Janaína Sturza

Acadêmico: Jouber Nunes Ferreira

Resumo crítico do texto “Na medida certa”, de Alexandre Vinícius Campos Damasceno

O texto explora as diversasconcepções acerca da compreensão e definição do tempo por meio de diversos olhares filosóficos. O autor remete ao caráter interdisciplinar da questão, em um primeiro momento, por entender que acontribuição de diferentes áreas nas quais o conhecimento e estudo da realidade esteja inserido presta enorme contribuição à discussão.
A primeira abordagem do autor refere-se ao caráter relativista do tempo,segundo o qual a análise de cada leitor acaba for associar-se ao enfoque através do qual ele lê esse texto. Assim, observar o assunto do ponto de vista histórico (passado), social (presente), ouimaginativa (futuro) estabeleceria a imprecisão da visão do leitor.
A discussão sobre o tema, ainda de acordo com Damasceno, sempre foi uma constante preocupação dos filósofos, mas também de outras áreasdo conhecimento. A noção de tempo está presente em qualquer cultura; já o seu entendimento precisa ser concretizado por atribuições objetivas. É o caráter científico que constrói essa imposição.Dessa forma, o tempo só poderia ser estabelecido, e, portanto, percebido, enquanto objeto da ciência na medida em que possa ser conceituado. Aí reside um grande desafio: a ciência não busca “fechar adiscussão”, mas, ao mesmo tempo, orienta “encerrar o conceito”. O texto de Alexandre Damasceno tenta “resgatar a multiplicidade de significados que podem ser atribuídos ao tempo dado pela diversidade deconcepções e percepções humanas”, o que leva o autor a visitar diversos pensadores.
Elias vê o tempo evidenciado como através da construção de símbolos sociais, reguladores, ordenados, mas que, pormais que sejam validados como “absolutos e verdadeiros”, podem ter outras representações quando observados em diferentes grupos sociais e culturais, o que o autor chama de “aberturas para as suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo crítico
  • Resumo da obra como encontrar a medida certa
  • Resumo Crítico do TEXTO musicalidade na performance
  • Resumo do texto O Campo Ampliado da Arquitetura
  • Alexandre Campos
  • Resumo Crítico dos Textos "Zeca e Juca" e "Brilho nos Olhos"
  • Resumo Crítico Texto: Política Educacional, Rey. Antônio.
  • Resumo crítico do texto: Abertura e estruturação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!