Resumo crítico do artigo: Relações Estado-Sociedade no Brasil: Representações para Uso de Reformadores

Páginas: 4 (888 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Resumo crítico do artigo: Relações Estado-Sociedade no Brasil: Representações para Uso de Reformadores (Revista Dados- Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol.52, n.01, 2009, PP.161-199)Trata o texto das peculiaridades relacionadas aos modos de ser, agir, proceder ou pensar que caracterizam nossas instituições, relações sociais e representações do mundo social e político. O Brasil,da mesma forma que o resto do mundo, tem sofrido profundas transformações econômicas, sociais, políticas e mesmo culturais principalmente nos últimos 75 anos, passando de uma economiaprimário-exportadora para um grande parque industrial, isto é, modernizando-se. Essa modernização, por outro lado, não excluiu formas particulares de acomodação de valores e as grandes disfunções presentes, que colocamo Estado no centro do processo. Os fatores estruturais brasileiros necessitam de uma transformação, uma Reforma de Estado.
O texto concentra-se em três interpretações do Brasil: o patrimonialismo, omandonismo e o personalismo. Essas linhas interpretativas traçam de um lado um Brasil arcaico e predominantemente rural coexistindo com o lado moderno, urbano e democrático do Brasil.PATRIMONIALISMO
Muito do sucesso da tese se deve a uma valorização das raízes portuguesas na nossa formação política. O conceito aparece também na filosofia weberiana, no contexto da dominação tradicional, oracomo sinônimo, ora como um tipo específico, ao lado do feudalismo, podendo a dominação ser do tipo patrimonial ou feudal. O feudalismo possui elementos típicos de relações patrimoniais eextrapatrimoniais. O patrimonialismo weberiano compreende variações que incluem a propriedade da terra como fonte de poder, a tradição como fonte de legitimidade e o quadro administrativo de servidores como agentesde dominação.
A tese do patrimonialismo suscita duas atitudes intelectuais importantes em termos de política de reforma:


1. O patrimonialismo encontra-se superado e a reforma deseja corrigir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Estado-Sociedade no Brasil: Representações para Uso de Reformadores.
  • Fichamento sobre o Texto “Relações Estado-Sociedade no Brasil: Representações para Uso de Reformadores”, de...
  • Artigo Crítico sobre Estado, Sociedade e Direito
  • Resumo do artigo uso de pesquisas de clima organizacional no brasil.
  • Resumo critico das Relações Interpessoais
  • Relações da Família com o a Sociedade e o Estado
  • RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO: “O QUE É QUALIDADE?”
  • Resumo crítico: Raízes do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!