Resumo crítico - Disciplina: O limite na medida certa

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
RITA APARECIDA DE MOURA
















RESUMO CRÍTICO
























CRICIÚMA, 2003.
RITA APARECIDA DE MOURA
















RESUMO CRÍTICO






Trabalho acadêmico realizado para o cumprimento da disciplina de Psicologia da Educação, no curso de História da Universidade do Extremo SulCatarinense-UNESC.



Orientadoras: Jussara Luiza Cardoso











CRICIÚMA, 2003.
INTRODUÇÃO



Este trabalho sobre o livro Disciplina: o limite na medida certa tem por objetivo fazer uma análise das grandes dificuldades encontradas pelos pais e professores quando se trata de pôr limites nos filhos e alunos.
Nossas crianças já saem de casa como donos do pedaço, ao chegarem na escoladesejam fazer o mesmo, os professores por sua vez acabam não conseguindo colocar limites nessas crianças. Diante de seu fracasso os professores acabam deixando este fato de lado, o que leva a uma má formação da criança como educanda inserida dentro de uma sala de aula onde ela não é a única e também tem os mesmos direitos e deveres que os de mais.
Este livro vem nos relatar a formação da criançadesde o ventre materno até as birras, a querer atenção o tempo todo, as brigas para arrumar o quarto, a necessidade de ser atendida sempre que necessitar de algo. Entre outros fatores que estarei pontuando no decorrer do trabalho.











RESUMO CRÍTICO



Estamos diante de um mundo sem disciplina, sem limites, não existe limites para exploração do assalariado, não existelimites para obtenção de uma promoção no trabalho. Temos uma sociedade sem planejamento que visa apenas os objetivos e para alcançá-los ultrapassa todos os limites.
Mas como foi que nossa sociedade se tornou assim?
A cada geração tende a existir uma maior flexibilidade, nossos pais não querem nos educar em meio às restrições em que foram criados, nós também não vamos querer educar nossos filhos damesma forma “quadrada e ultrapassa” que fomos educados. Este quadro acaba gerando uma fragmentação de valores, do que pode ou não ser feito, sendo assim a disciplina se torna amena e o limite é variável. Desta forma com limites em constante mudanças não teremos disciplina, pois um é o complemento do outro.
Segundo Tiba ter filho é algo de muita responsabilidade, deste modo existe o momento certopara isso, é necessário planejar e desejar muito este filho para depois tê-lo, este ato tão bonito requer um grande preparo.
A indisciplina é algo que vem da própria mãe, esta não se adéqua as necessidades do filho, tende a direcioná-lo a suas disponibilidades. Um exemplo muito simples disso é que a mãe tenta estabelecer um horário de alimentação para o filho não levando em consideração que acriança não tem hora para sentir fome
Ao tornar-se uma mãe super protetora, ela acaba fazendo com que seu filho se torne uma criança sem vida, incapaz de fazer algo sem a ajuda da mãe. A mãe acaba não percebendo que a criança deseja em alguns momentos ser livre, livre para brincar, tomar banho e se vestir sozinho, o ato de poder fazer algo sem a ajuda da mãe gera um grande prazer na criança. Aproteção da mãe, bem como o seu ato de fazer tudo pelo filho, dando-lhe tudo que ele quer, faz com que a criança se acostume, ao ouvir um primeiro não da mãe ou do pai iniciará um conflito diante dos pais, de preferência na presença de estranhos, para que assim os pais se sintam envergonhados, fazendo com que os pais sejam obrigados a ceder, o que vai fazer com que retirem o limite posto anteriormente.Essa criança quando for para escola procurará agir da mesma forma como em casa, perante um professor sem muito preparo ou interesse de trabalhá-la de modo a mostrar-lhe as limitações que existem a todo lugar, pois até quando fazemos uma pintura o limite esta no risco do desenho, não podemos ultrapassa-lo, diante deste desinteresse ou despreparo do professor a criança continuará agindo de modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • disciplina limite na medida certa
  • Limite na medida certa
  • Resumo crítico do texto "na medida certa", de alexandre vinícius campos damasceno
  • RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO DE DISCIPLINAS
  • Resumo da obra como encontrar a medida certa
  • Resumo Crítico-Analítico
  • Resumo Crítico
  • Resumo crítico do livro a justiça: o que é fazer a coisa certa de michael sandel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!