Resumo Crítico - Artigo: As TIC podem auxiliar na gestão da escola? Ana Maria Di Grado Hessel

Páginas: 19 (4650 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013




INEQ
Curso: Gestão Escolar
isciplina: Modelos de Gestão Escolar/Administração Escolar/Gestão Escolar aplicada ao desenvolvimento de projetos especiais
Profª Ms. Mônica Lopes de Oliveira
Resumo Crítico - Artigo: As TIC podem auxiliar na gestão da escola?
Ana Maria Di Grado Hessel





São Paulo, 16 de junho de 2012




SUMÁRIOINTRODUÇÃO................................................................................................ 03
RESUMO CRÍTICO – Artigo: As TIC podem auxiliar na gestão da escola?............................................................................................................ 04
BIBLIOGRAFIA.................................................................................................07
ANEXO........................................................................................................... 08

















INTRODUÇÃO
No Curso de Gestão Escolar, nas disciplinas Administração escolar: princípios e métodos / Modelos de Gestão Escolar / Gestão Escolar aplicada ao desenvolvimento de projetos especiais foi abordado o desenvolvimento das habilidades para compreensão das especificidades daadministração escolar no enfoque pedagógico; formas de organização, estruturação; tendências da gestão escolar, as pesquisas e práticas concretas; aplicação dos princípios da administração escolar e organização pedagógica em projetos especiais.
Este trabalho se constitui um dos elementos de avaliação das disciplinas citadas acima.
Trata-se de um Resumo Crítico do texto As TIC podem auxiliar na gestãoescolar?, de Ana Maria Di Grado Hessel, onde se preservam as ideias principais do autor e apresenta-se uma visão crítica em relação ao texto e ao autor.
A abordagem crítica está destacada em negrito.
Espera-se que este trabalho possa nos auxiliar em nossa prática como Educadores, bem como na ação e reflexão da Gestão Escolar.








RESUMO CRÍTICO
Durante as décadas de 80 e 90, vivemosno Brasil, com o suporte da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, uma nova reorganização social que modificou os parâmetros da escola pública. A necessidade da reconstrução da cidadania trouxe consigo o estabelecimento de novos conceitos para as relações de poder dentro das escolas que, até o momento, eram fragmentadas, verticalizadas e refletiam umapostura de dominação.
A assimilação desses novos conceitos mostrou-se e ainda mostra-se muito lenta. O papel do gestor tem suma importância na mudança desses paradigmas de forma que sua prática deve pautar-se não no autoritarismo, mas numa postura democrática, participativa e responsável por implantar o trabalho coletivo na escola.
Cabe ao gestor a responsabilidade de conhecer e entender sua escolacom uma organização viva, que admite mudanças e que é capaz de evoluir. Isso se faz com a promoção de um clima favorável à participação de todos os integrantes da comunidade escolar, professores, alunos, pais e funcionários, na tomada de decisões e na criação da própria identidade da unidade.
A liderança precisa agir como articuladora da comunicação entre os membros de sua equipe. Conhecendo,respeitando e incentivando as redes informais de comunicação em sua escola, o gestor tem a seu favor ferramentas que propiciam o contato entre as pessoas, estimulando a criatividade e fomentando processos de mudança.
Dentro desse aspecto de comunicabilidade, pode-se ressaltar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – como sendo fundamental na integralização dos trabalhos, dosesforços e das ações da escola.
O uso de tais tecnologias não só permitem uma maior velocidade na circulação de informações como torna o trabalho burocrático da unidade menos manual e potencialmente mais eficaz.
A manipulação de ferramentas computacionais permite a veiculação do conhecimento de maneira linear e imediata. Organizando dados e valendo-se das TIC para estruturação e transmissão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARTIGO ANA MARIA E ROSIMEIRE
  • Gestão e TIC na escola
  • Resumo artigo
  • RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO: “O QUE É QUALIDADE?”
  • ARTIGO CERTO E REFEITO ANA MARIA
  • Gestão Ambiental
  • Resumo critico do filme: Escola da Vida
  • Resumo do artigo atletismo na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!