Resumo crítico-analítico do módulo gestão de sistemas educacionais

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2012
ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil

Resumo Crítico-Analítico do Módulo Gestão de Sistemas Educacionais

Cabedelo, Paraíba

Julho 2012
Resumo Crítico-Analítico do Módulo Gestão de Sistemas Educacionais

Por
PP Munt

Trabalho para complementação de nota para aprovação no Módulo Gestão de Sistemas Educacionais, sob autoria da Professora Ana Maria Furtado, no curso de Pós Graduaçãoem Gestão Administrativa Educacional, pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil.

Cabedelo, Paraíba
Julho 2012

RESUMO


Introdução

A educação brasileira, nas últimas décadas, vem passando por mudanças de conceito e modelagem de gestão. Atualmente, a busca por princípios mais democráticos nas instituições vem modificando uma linha de conduta que propicie a eficácia da estrutura deensino-aprendizagem para enfrentar os desafios da formação do aluno cidadão no recente contexto da globalização, com uma proposta relacional mais humana. O módulo enfatiza a aquisição do conhecimento e informações sobre as especificidades da gestão educacional eficaz que servirá como norteador para uma nova postura dos educadores e gestores deste processo.

Os profissionais da educação vêmreconhecendo que a escola eficaz é aquela em que os alunos aprendem e que esta aprendizagem está diretamente relacionada com a forma que a escola se organiza e funciona. A busca da gestão educacional eficaz deve ser o objetivo principal nos novos conceitos de ensino-aprendizagem. A eficácia deve atingir todos os segmentos do Sistema Educacional que compõe a escola, tal como, o ensino, o desempenho doaluno, autoridade e liderança, a supervisão, os instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação, as propostas pedagógicas, etc.
Para que a escola seja eficaz, o primeiro passo é definir com clareza sua proposta de ensino, ter senso de missão. A equipe educacional deve ter uma expectativa elevada dos alunos, estejam conscientes que a principal atividade, dentre tantas propostas, seja aaprendizagem, onde os bons professores são atraídos e mantidos na escola e os planos e metas sejam de fato cumpridos. A escola eficaz é aberta para a comunidade e há valorização dos voluntários e parceiros. A ética, cidadania e compromissos são vivenciados no cotidiano da escola. Tudo contribui para os objetivos educacionais. O acompanhamento do progresso do aluno é permanente e os pais são estimuladosa participarem ativamente da vida escolar dos seus filhos. A autonomia financeira, administrativa e pedagógica é outro ponto importante da escola eficaz, onde são conquistados e ampliados pela própria escola, mesmo que os limites dessa autonomia sejam decididos pelas secretarias de educação que devem atuar como instâncias normativas, facilitadoras e estimuladoras da autonomia da escola.
Muitodo sucesso da escola eficaz depende do ensino eficaz, ou seja, do que acontece na sala de aula que é o coração da escola. Para isso, alguns importantes instrumentos são elaborados, escolhidos e utilizados de forma consistente no dia a dia da escola como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), onde a missão, o compromisso e as principais metas estão claramente explicitados; a Proposta Pedagógicaque define as pretensões de ensino, os conteúdos e as orientações gerais da escola e como vai atingir os seus objetivos; o Plano de Aula no qual cada professor especifica o que vai realizar em cada aula, unidade ou projeto; os Materiais de Ensino como livros didáticos, bibliotecas e outros para melhor atingir os planos de cursos e a proposta pedagógica; os Instrumentos de Avaliação são utilizadosde forma regular e são acompanhados pelos professores, especialistas e dirigentes da escola que avaliam e tomam decisões preventivas e corretivas para cada aluno. Algumas escolas sempre esperam que todos os alunos obtenham um nível mínimo de desempenho previamente estabelecido, sendo este elevado progressivamente a cada ano e outras escolas vão além, estabelecendo que uma média de oitenta por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo crítico e analítico do módulo
  • Resumo Crítico-Analítico do Módulo Pesquisa Científica
  • Resumo Crítico: Gestão de Sistemas EaD
  • RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO DE DISCIPLINAS
  • Resumo critico analitico
  • Resumo Crítico-Analítico
  • Resumo analítico e crítico
  • Resumo crítico do módulo custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!