RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO DE DISCIPLINAS

Páginas: 7 (1742 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMPARADA
DISCIPLINA: CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E CURRÍCULOS
Prof.ª: Msc. MARIA DA RESSURREIÇÃO COQUEIRO BORGES


JOÃO DE SOUSA BEZERRA


RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO DO MÓDULO CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E CURRÍCULOS












PARAIPABA – CE
2013

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL– ESAB




JOÃO DE SOUSA BEZERRA




RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO DO MÓDULO CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E CURRÍCULOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática Comparada da Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB como requisito para complementação de notas, sob orientação da Prof.ª: Msc. Maria da Ressurreição Coqueiro Borges.







PARAIPABA – CE2013
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho destina-se a apresentar uma auto-analise de determinados pontos e concepções estudados no módulo concepções educacionais e currículos e que ao meu ver fogem um pouco de tudo aquilo que a própria disciplina concepções educacionais e currículos significa. Há anos eu venho batendo na mesma tecla: as disciplinas, da forma como estãoestruturadas, querem promover o conhecimento a qualquer custo, estabelecendo uma acirrada desconexão entre as capacidades cognitivas do indivíduo e o conteúdo estudado.
Toda e qualquer disciplina precisa, se quiser alcançar suas metas e objetivos, se adequar ao modelo de sociedade em que se encontra. O período do pós-modernismo, segundo Stephen Toulmin, trouxe consigo um modelo deparadigma ao qual as disciplinas não estavam devidamente preparadas para compreendê-lo. As características próprias do pós-modernismo estão, ao que parece, para além das capacidades das ferramentas de análise que possuem as áreas de conhecimento e que só a ciência propriamente dita possui em si mesma os atributos necessários para o estudo completo e desmistificador de tal paradigma.O conteúdo proposto e trabalhado pelas instituições de ensino precisam urgentemente serem repensados e reenquadrados em um novo cronograma de transmissão do conhecimento, isso se as instituições não quiserem ser, como já vem sendo, as principais responsáveis pelo baixo índice de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades do indivíduo.
Uma das principaisresponsabilidades do indivíduo num estudo acadêmico é compreender as ideias expostas no conteúdo e reintegrá-la na formação de uma nova ideia que será imprescindível na formulação de seu ponto de vista em relação ao conteúdo estudado, capacitando-se totalmente para atender as exigências da área em que irá atuar. Porém, quando as ideias são manipuladas, o aluno não consegue abstrair nada para si, e não alcança orendimento esperado exigido por determinada disciplina. Eis um grande problema que se encontra instalado na maioria dos conteúdos propostos pelas diversas redes de ensinos existentes.
A seguir, procurarei enfatizar brevemente a existência de tais problemas enfrentado pelo diverso campo acadêmico das redes de ensino, tomando por base o módulo concepções educacionais e currículosda atual Rede superior de ensino Escola Superior Aberta do Brasil – Esab.

























2. O MÓDULO CONCEPÇÕES EDUCIONAIS E CURRÍCULOS

2.1. Um bom conteúdo pressupõe um bom cronograma.

Para que uma disciplina atenda as principais expectativas de um determinado grupo de alunos ela precisa apresentar em primeira instância um cronogramatotalmente estruturado por todos os elementos metodológicos utilizados no alcance de suas metas e propósitos de ensino. O cronograma seria, então, a primeira ferramenta a organizar todo o processo de estudo do indivíduo. Ou seja, o primeiro meio de aprendizagem vivenciado por ele. A sua leitura já deve transparecer para o indivíduo todo o propósito estabelecido pela disciplina. Mas e quando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Crítico-Analítico
  • Resumo crítico e analítico do módulo
  • Resumo critico analitico
  • Resumo Crítico-Analítico
  • Resumo analítico e crítico
  • Resumo crítico-analítico sobre governança corporativa
  • Resumo analitico-critico sobre o mercado e problema ambiental
  • Resumo Crítico-Analítico do Módulo Pesquisa Científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!