Resumo cpc 01
Há três aspectos principais nas organizações: * Quanto aos objetivos. * Quanto a administração. * Quanto ao desempenho individual.
Características da centralização: * A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. Vantagens da centralização: * As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa. * Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão no nível mais baixo. * As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais. * A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais. * Certas funções, como compras e tesouraria, permitem maior especialização e vantagens com centralização.
Desvantagens da centralização.
Todavia, a centralização tem suas desvantagens, como: * As decisões tomadas na cúpula estão distanciadas dos fatos locais e das circunstâncias. * Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas. * As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional. * As decisões passam pela cadeia escalar através de pessoas intermediárias e possibilitam distorções no processo de comunicação das decisões.
CARACTERÍSTICAS DA DESCENTRALIZAÇÃO.
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas para os níveis mais baixos da organização * As decisões importantes são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia. * Menor a supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando não há nenhum controle direto sobre a tomada de decisão
Há quatro elementos que concorrem para aumentar a descentralização: 1. Complexidade dos problemas organizacionais 2. Delegação de autoridade 3. Mudança e incerteza 4. Em tempos de estabilidade
Vantagens
A