Resumo CPC 00

Páginas: 5 (1187 palavras) Publicado: 26 de junho de 2013
RESUMO CPC 00
O objetivo do relatório contábil de propósito geral é fornecer informações aos usuários, sejam ligados diretamente à empresa, sejam interessados na mesma. Essas informações estão ligadas à tomada de decisão.
A entrada ou manutenção dos investidores e credores dar-se-á com a análise positiva dessas informações, no que diz respeito à liquidez da empresa, responsabilidadescumpridas, etc.
Muitos investidores e/ou credores não podem requerer que as informações sejam prestadas diretamente à eles, devendo, nesse caso, confiar nos relatórios contábeis de propósito geral.
Os relatórios podem não fornecer todas as informações que os investidores e/ou credores necessitam, assim os mesmos deverão buscar outras fontes, como a situação econômica e política e perspectivas para osetor da empresa.
Os relatórios contábeis auxiliam os investidores e/ou credores a estimarem o valor da entidade.
Os relatórios são elaborados visando reportar informações que atendam um número máximo de usuários, sem impedir que informações adicionais sejam prestadas. Eles são baseados em estimativas, julgamentos e modelos amparados por conceitos que a Estrutura Conceitual estabelece comoobjetivo para que o CPC e os elaboradores dos relatórios se empenhem em alcançar.
Os relatórios são direcionados aos investidores e/ou credores, existentes e/ou em potencial.
As informações sobre o desempenho financeiro auxiliam os usuários a avaliar os retornos futuros, e devem seguir o regime de competência justamente para fornecer uma melhor base de avaliação. Através da análise dessasinformações os investidores e/ou credores podem avaliar a capacidade de retorno da empresa com suas próprias operações e com a obtenção de recursos adicionais.
Para ser útil, a informação contábil deve ser relevante, fidedigna, comparável, verificável, tempestiva e compreensível, sendo características qualitativas fundamentais a relevância e representação fidedigna.
Informação contábil relevante éaquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas.
A informação material é aquela cuja divulgação distorcida ou omissão podem influenciar nas decisões que os usuários possam tomar com base na informação contábil-financeira.
Para ser fidedigna, a informação precisa ser completa, neutra e livre de erros. Sendo assim, o objetivo é maximizar essas qualidades quando não puder serperfeitamente exato.
O processo mais eficiente para aplicar as características qualitativas fundamentais é identificar o fenômeno econômico que possa ser útil, identificar a informação que seria mais relevante estando disponível e se a mesma poderia ser representada com fidedignidade e determinar se essa informação está disponível e se pode ser fidedigna. Se não, o processo deve se repetir a partirda próxima informação mais relevante.
A comparabilidade permite aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre informações similares para uma tomada de decisão.
A verificabilidade significa que vários observadores podem chegar a um mesmo consenso sem necessariamente ser um completo acordo. Ajuda a assegurar que uma determinada informação representa fidedignamente o fenômeno a que sepropõe representar.
Tempestividade é ter informação disponível ao tempo da tomada de decisão.
Ser compreensível é apresentar informação com clareza para que seja entendida por todos os usuários.
A geração e a divulgação da informação têm custos, que devem ser justificados pelos benefícios obtidos com a mesma. Existem ainda os custos adicionais quando não se tem a informação e é necessáriobuscá-la em outras fontes.
As demonstrações contábeis são elaboradas seguindo o pressuposto de que a entidade está em atividade e assim irá permanecer por um futuro previsível.
As demonstrações contábeis mostram os efeitos patrimoniais e financeiros da entidade agrupando-os em classes de acordo com as suas características. Quanto à mensuração da posição patrimonial e financeira têm-se os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo CPC 00
  • Resumo do cpc 00
  • Resumo do CPC 00 R1
  • Resumo cpc 00
  • Resumo cpc 00
  • Contabilidade (resumo cpc 00)
  • Resumo: cpc 00
  • RESUMO CPC 00

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!