Resumo: cpc 00

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
RESUMO:

CPC 00 - Estrutura conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.

Tem o objetivo de elencar os conceitos basicos e fundamentais que serãoutilizados na elaboração e na interpretação dos pronunciamentos técnicos,como na preparação e utilização das demonstrações contabéis em das entidades.



A Estrutura Conceitual tem por objetivo definir efornecer informações em relação a posição patrimonial e financeira da entidade (Balanço Patrimonial), relatando seu desempenho por periodos (Demonstração do Resultado) e sobre as mudanças na suaposição financeira (Demonstração dos Fluxos de Caixa, no Brasil, a partir de 2008), informações que serão úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. Que por suavez tem interesses e competencias diferentes necessitando de demonstrações comuns à maioria deles.



A elaboração das demonstrações contabeis devem ser feitas a partir dos pressupostos básicos doregime de competencia e da continuidade. Entende-se por regime de competencia o registro das despesas e receitas no momento em que ocorrem, independentemente do recebimento ou pagamento e, porpressuposto de continuidade é que as demonstrações contabeis são elaboradas dando prosseguimento as atividades da organização.

As principais caracteristicas qualitativas das demonstrações contabeis são:compreensibilidade, relevancia, confiabilidade e comparabilidade.

Compreensibilidade é baseada no pronto entendimento pelo usuario , porem por mais complexa que seja a matéria não deve ser levada afalta de registro.

A Relevancia diz respeito a importância das informações, que devem ser levadas em consideração no momento das tomadas de decisões pelos usuarios.

A confiabilidade exige dotexto veracidade e informações coerentes.

A comparabilidade se deve a realização das mesmas praticas por outras empresas.

As demonstrações contabeis tem como elementos o ativo que são onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo CPC 00
  • Resumo CPC 00
  • Resumo do cpc 00
  • Resumo do CPC 00 R1
  • Resumo cpc 00
  • Resumo cpc 00
  • Contabilidade (resumo cpc 00)
  • RESUMO CPC 00

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!