resumo cpc 00 01 02

Páginas: 43 (10725 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO

O Comitê de Pronunciamento Contábeis, que foi idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, tem como objetivo de estudar, preparar seus Pronunciamentos Técnicos sobre Procedimentos de Contabilidade, para a uniformização de seus processos de produção. As CPCs contem os princípios e conceitos básicos que regem a preparação e a apresentação das Demonstraçãoes Contábeis. Com issoidentificaremos no decorrer do trabalho de uma forma resumida alguns pontos que regem as CPCs com suas atualizações.

Pronunciamentos Tecnicos Contábeis

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 00
Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de
Relatório Contábil-Financeiro


A CPC 00 está relacionada em como tratar sobre os conceitos e definições que são fundamentais para elaboração eapresentação das demonstrações contábeis.
O IASB está em pleno processo de atualização de sua Estrutura Conceitual, que está sendo conduzido em fases. À medida em que um capítulo é finalizado, itens da Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, que foi emitida em 1989, vão sendo substituídos.
O objetivo do Pronunciamento Conceitual Básico – “Estrutura Conceitual paraElaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro” é o de servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração e na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, na preparação e utilização das demonstrações contábeis das entidades comerciais, industriais e outras de negócios e também para a elaboração de outros relatórios.
O documento tomado como fonte paraesta Estrutura é o The Conceptual Framework for Financial Reporting (IASB – BV 2011 Blue Book), emitido pelo IASB – International Accounting Standards Board, com as mínimas alterações possíveis. É importante notar que, por ser o original um documento destinado a uma validade mundial, é de natureza a mais geral possível e considera determinados conceitos que podem, ou não, ser suportados pornormas específicas nacionais.
a Lei das Sociedades por Ações, após a modificação instituída pela Lei nº. 11.638/2007, não mais admite esse procedimento a partir de 2008. Nesse caso, como essa é uma das alternativas de manutenção de capital, e não a única, apesar dessa menção no documento a Reavaliação espontânea de ativos não mais poderá
ser realizada no Brasil enquanto viger a Lei atual. Isso nãocontraria, absolutamente, as normas do IASB, já que a opção pela utilização da manutenção do capital financeiro entre nós está totalmente dentro das regras daquela organização, e as duas opções são aceitas pelo IASB.
O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações contábil-financeiras da entidade que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e aoutros credores, quando da tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.
Relatórios contábil-financeiros auxiliam a estimar, mas não são elaborados para mostrar o valor econômico da entidade. E também não são elaborados para atender primariamente a órgãos reguladores e outros usuários que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores.
Os relatórioscontábil-financeiros são baseados em estimativas, julgamentos e modelos, e não em descrições ou retratos exatos. A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem amparar tais estimativas, julgamentos e modelos.
Os Recursos econômicos, reivindicações e mudanças, a Informação sobre a natureza e os montantes de recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação podeauxiliar usuários a identificarem a fraqueza e o vigor financeiro da entidade que reporta a informação. As mudanças nos recursos econômicos e reivindicações ajuda a avaliar adequadamente o desempenho da entidade, mostrando o quão diligente a administração tem sido no desempenho de suas responsabilidades.
A performance financeira pelo regime de caixa, os fluxos de caixa da entidade também ajudam os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CPC 00 RESUMO
  • Resumo CPC 00
  • Resumo CPC 00
  • Resumo do cpc 00
  • Resumo do CPC 00 R1
  • Resumo cpc 00
  • Resumo cpc 00
  • Contabilidade (resumo cpc 00)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!