Resumo COSTA Wanderley Messias

Páginas: 18 (4364 palavras) Publicado: 8 de julho de 2015
I Capitulo
A GEOGRAFIA POLÍTICA CLÁSSICA

A tarefa da geopolítica é examinar e interpretar os modos de exercício do poder estatal na gestão dos negócios territoriais e a própria dimensão territorial das fontes de poder, em geral. Ou seja, analisar projeções do poder entre os Estados.
Ratzel, determinista, não concordava com a forma que a Alemanha foi unificada, avaliando-a como mal concluída,se preocupava com o povo alemão. Isso ocorria porque a sua noção de Estado era um organismo vivo, nascendo, crescendo se desenvolvendo e, eventualmente, morrendo. Com uma noção de Estado conectada a biologia, ele acredita assim como o ser vivo necessita de certas condições naturais para se desenvolver (um espaço, nutrientes), assim seria com os Estados, (condições de circulação marítima e fluvial,território). Dessa forma, ele argumenta sobre a necessidade de um espaço vital, cujo objetivo seria possibilitar o exercício de soberania do Estado, podendo, assim, sobreviver.
O Estado teria, ainda, a prerrogativa de agente articulador do povo e o solo, sendo um organismo espiritual e moral que centraliza o poder, articulando o seu povo. Ele alega, que os territórios devem ser articulados compolíticas econômicas, culturais, buscando uma coesão interna, primeiramente, pois caso contrário, a política de expansão tornar-se-ia uma aventura um tanto perigosa.
Acredita ser um regresso a perda de território, porque o estado perderia recursos e habitantes que seriam fontes de sua vida. Por isso, a expansão seria uma atividade natural, já que a medida que o povo iria crescer, assim teria quecrescer o seu espaço vital, sendo influenciado, claramente, por Malthus.
Camille Vallaux, possibilista, desvincula a biologia do estudo da geopolítica. Para ele, o estudo desta disciplina esta veiculado as ciências sociais e não naturais. Ele argumenta que o aspecto territorial, do solo, não determina, sozinho, o poder de um Estado. Ele acredita que os territórios devem ser relativizados, o México émaior que a suíça, mas isso não quer dizer que o primeiro país é mais poderoso que o segundo.
Além disso, ele distingue duas noções de Estado: simples e complexo. A primeira, se caracteriza pelo menor grau de coesão interna, falta de integração. A segunda, por oposição, se caracteriza pela interdependência entre os indivíduos dentro do mesmo.








Cap. II
O DISCURSO GEOPOLÍTICO
Rudolf /kjéllenfoi um pioneiro da geopolítica e a concebia de forma similar à de Raztel: organismo territorial reduzido a biologia. Ele inaugura a geopolítica da guerra, aquela vinculada aos interesses estatais, submetida a estratégias de conquista, foi um grande aspirante da grande Alemanha.
Mahan é conhecido como precursor das teorias geopolíticas sobre o poder marítimo. Ele defende a ideia de que o podermarítimo define a boa estratégia, através dele que a vitória é alcançada. Ele olha a história da Inglaterra com todos os feitos imperialistas e, dessa forma, presume que quanto maior poder marítimo, quanto maior domínio de portos ao redor do mundo, mais poderoso e bem sucedido seria o país.
Elenca três fatores determinantes do poder. Primeiramente a posição, a Inglaterra pela sua posição insular, foiincentivada a desenvolver seu poder marítimo, tendo como consequência domínios por todo o mundo. O segundo fator é a extensão, quando maior domínio marítimo o país tiver, mais poderoso ele será ele, se importando mais com a extensão do seu litoral e vias fluviais de penetração do que o território propriamente. E, por último, o caráter nacional, pois as políticas expansionistas deveriam ser feitas deacordo com a vontade do povo.
Mackinder acredita existir um domínio terrestre, uma área core, espaço central chamado coração continental, onde é compreendido na eurásia. Esse espaço, iria se tornar um vasto espaço econômico, funcionando como área pivô, polo de poder mundial. Quem dominasse a Europa oriental comandaria o hearland, quem comanda o heartland comanda o world island e assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento livro costa, wanderley messias / o estado e as políticas territoriais no brasil
  • Resumo do filme o messias do mal
  • RESUMO A REPÚBLICA
  • 1 Ten Al ANA CARLA WANDERLEY COSTA
  • RESUMO LIVRO LUCIO COSTA
  • Resumo da Introdução
  • Resumo O Capital(Costa Gravas)
  • Resumo informativo luis costa lima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!