resumo Cortiço

Páginas: 10 (2491 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
NATURALISMO Resumo da obra “O CORTIÇO” – Aluísio de Azevedo:

A obra mostra os costumes, o modo de viver no Rio de Janeiro no final do século XIX. Mostra também as cartomantes, através da personagem da Bruxa (Dona Paula) que vivia no cortiço de João Romão como uma curandeira, sendo chamada para confirmar a gravidez de alguma moça como ocorreu com Florinda, filha da lavadeiraMarciana. A Bruxa foi procurada por Piedade de Jesus, mulher de Jerônimo – ambos são portugueses que vieram se enriquecerem no Brasil – para que a Bruxa lhe desse um remédio para reconquistar o marido que se apaixonou por Rita Baiana.
A obra retrata os cortiços da época que havia no Rio de Janeiro, e a vida conturbada de seus moradores que faziam, de vez em quando, escândalos; além de mostrar amiscigenação brasileira e a imigração portuguesa, italiana, nordestina, mineira. Os imigrantes vinham para o Rio de Janeiro com o sonho de aqui ficarem ricos, o que raramente acontecia. A obra retrata também as brigas de galos e as rodas de samba, que são alguns dos costumes brasileiros.
O romance representa as relações entre o elemento português, que explora o Brasil em sua ânsia deenriquecimento, e o elemento brasileiro, apresentado como inferior e vilmente explorado pelo português.
Na obra nota-se que as coletividades, apesar de divergirem, são ligadas por um estranho sentimento de classe, que se une, nos momentos mais críticos, quando são esquecidos os ódios e as divergências.
A obra retrata a homossexualidade, mostrando e descrevendo uma relação sexual entre Pombinha e aprostituta Léonie. A descrição de uma relação sexual caracteriza a obra como REALISTA-NATURALISTA.

João Romão é um imigrante português grosseiro, ignorante, esperto, enormemente ambicioso e inescrupuloso. Em seu empenho de ganhar dinheiro, não se detém diante de nada: engana, explora os outros e até mesmo rouba.
Bertoleza é uma escrava sofrida e bonachona, que respeita os brancos a ponto dejustificar o tratamento opressivo que lhe dava seu senhor. Confia cegamente em João Romão, toma-o como um ser superior a si e, sem hesitação, serve-o como empregada e como amante, sendo uma verdadeira escrava de João Romão.
João Romão construiu o cortiço roubando, à noite e com a ajuda de Bertoleza, materiais de construção de obras perto de sua taverna.
Bertoleza era escrava de um senhornordestino, sendo que esta lhe pagava metade do que ganhava vendendo quitandas. Depois que conheceu João Romão, Bertoleza se entregou a este e, como João tinha o costume de se assenhorear do alheio, tomou Bertoleza como sua escrava enganando-a, dizendo-lhe e lhe entregando uma falsa carta de alforria. E com o trabalho duro dos dois, João Romão foi comprando todo o terreno perto de sua taverna, a pedreiraque ficava aos fundos e construindo o enorme cortiço “São Romão”.
Jerônimo é um homem de força notável, tanto física quanto de caráter. Trabalhador e competente suportou grandes privações logo que procurou estabelecer-se no Brasil, vindo de Portugal. Mas, graças a suas qualidades, conseguiu uma situação de menor sacrifício e agora parece estar iniciando uma nova fase que trará mais recompensa aoseu esforço.
Piedade é o modelo de mulher forte, honesta, esposa devotada, inteiramente dedicada ao marido, à filha e a casa. É ao que parece, o complemento ideal de um homem como Jerônimo.
Rita Baiana é uma jovem mulata, bela e sensual, alegre e comunicativa, muito popular no cortiço – popular entre muitas mulheres, de quem é íntima amiga, popular entre os homens, por causa de seus atrativos,e popular também entre as crianças, por seu espírito generoso e brincalhão. Rita tem a fama de namoradeira, embora no momento diga estar numa relação séria com o Firmo. Ela preza acima de tudo a sua liberdade, recusando-se por isso ao casamento.
Jerônimo, depois de conhecer Rita Baiana por quem se apaixonou, abrasileirou-se, ou seja, passou a seguir os costumes, as tradições e os hábitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo o cortiço
  • Resumo
  • REsumo O cortiço
  • Resumo o cortiço
  • O Cortiço
  • Resumo o Cortiço
  • Resumo de O Cortiço
  • Resumo do cortiço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!