RESUMO CORRIGIDO

806 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
MÓDULO: PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA REALIDADE II
DOSCENTES: MICHELI DANTAS SOARES E HELINTON NECKER

DISCENTE: LAÍS MARA CARNEIRO REIS

SÍNTESE DO LIVRO “O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA” DE AUTORIA DE DALMO DE ABREU DALLARI

Santo Antônio de Jesus/BA, 2015
SÍNTESE DO LIVRO “O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA” DE AUTORIA DE DALMO DE ABREU DALLARI

Dalmo de Abreu Dallari introduz o seu livro “O que é participação política”, evidenciando o conceito de política. Este está intrínseco às ações humanas, as quais, mesmo quando tomadas de forma individual, influenciam de alguma maneira a dinâmica do coletivo. Segundo o autor, é neste momento que podemos compreender a importância da participação política e os problemas que podem gerar uma participação política inconsciente, até porque o silêncio também é uma resposta, um consentimento ao que está sendo exposto.
Os seres humanos são iguais em sua natureza, no entanto, possuem particularidades que os tornam individuais e justificam, de certa forma, a existência dos conflitos que podem ser classificados como individuais ou coletivos. Quando coletivos, os interesses pessoais não podem se sobrepor às necessidades coletivas, sob pena de dificultar a interação do grupo e impossibilitar o estabelecimento de prioridades e a resolução das demandas da comunidade.
A omissão à participação política inicia-se quando o indivíduo evita tomar decisões, por medo ou por sentimento de incapacidade. Tal conduta desintegra a democracia política, na qual todos devem ter voz e vez, permitindo a uma parcela do grupo tomar decisões, em nome de todos os outros integrantes, que podem ter viés totalitário e, também, dificultando a adoção de soluções viáveis à resolução de conflitos.
A participação política foi declarada pela ONU como um direito de todos e, apesar de ainda existir deficiência quanto à responsabilidade de decidir (proibição, omissão e falta de conhecimento dos

Relacionados

  • vdfkm
    5106 palavras | 21 páginas
  • Macroeconomia As Contas Nacionais
    41942 palavras | 168 páginas
  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas