Resumo - cooperação – compretição – conflito

365 palavras 2 páginas
4.3 COOPERAÇÃO – COMPRETIÇÃO – CONFLITO

4.3.1 TIPOS DE COOPERAÇÃO
Processo social de dois ou mais indivíduos ao grupo que atuam na execução de um objetivo comum que são indispensáveis para a manutenção dos grupos e sociedade. A cooperação sempre tem inúmeros interesses, seja pessoal ou grupais, podendo assim dizer que a cooperação é a solidariedade em ação social.
Tipos de cooperação:

a) TEMPORÁRIO: reúnem-se em um período determinado para a execução de uma tarefa.CONTINUA: indivíduos ou grupo que se fixam em um determinado lugar sempre necessitando sempre da colaboração de todos.

b) DIRETA: indivíduos que realizam em grupo coisas semelhantes. Divide-se em: TRABALHO ASSOCIADO- amigos fazendo trabalho juntos; trabalho complementar- mutirão; INTEGRAÇÃO DE TRABALHOS DIVERSOS- trabalhos diferentes, porém com o mesmo objetivo. INDIRETA – trabalhos diferentes, porém a cooperação surge pelo fato de nenhum individuo ser auto – suficiente tendo assim que se especializar em determinado ramo.

4.3.2 TIPOS DE COMPETIÇÃO
A sociedade tem desejo e capacidade diferentes, então para cada um satisfazer as suas necessidades competem entre si, seja visando o êxito em algo ou para se satisfizer seja pela opinião dos outros ou para seu bem- estar, porém sem visam alcançar melhores posições, por conta disso é muito difícil delimitar a competição do conflito.

4.3.3 FORMAS DE CONFLITO
Enquanto a competição visa à obtenção de melhores condições de vida o conflito se interpões ao desejo da outra gerando assim o choque entre os indivíduos ou grupos, surgindo assim a hostilidade, ou seja, conflito e quando o individuo ou grupo então em controvérsia, em que cada contendor seja uma solução que exclui a desejada pelo adversário.
As diversas formas no conflito: a) Rivalidade, incompatibilidade que compreender ciúmes. Ex: moças que querem disputar um rapaz; b) Debate, controvérsia de pontos de vistas diferentes; c) Discussão, debate que seja polemica, sempre de

Relacionados